Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (22), dois dos principais adversários de Kamala Harris na disputa pela indicação presidencial do Partido Democrata retiraram suas candidaturas e anunciaram apoio à atual vice-presidente. A decisão de Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, e J. B. Pritzker, governador de Illinois, reflete uma crescente consolidação em torno de Harris desde a desistência do presidente Joe Biden.
Desde que Biden anunciou sua retirada da corrida, cinco candidatos de destaque do Partido Democrata se retiraram da disputa e passaram a apoiar Harris. Além de Whitmer e Pritzker, outros pré-candidatos que já manifestaram apoio à vice-presidente são Gavin Newsom, governador da Califórnia; Josh Shapiro, governador da Pensilvânia; e Dean Phillips, deputado por Minnesota.
O senador Sherrod Brown, de Ohio, que também era cogitado como possível rival de Harris, ainda não se pronunciou sobre seu apoio.
A adesão de figuras influentes do partido à candidatura de Harris ganhou impulso após o apoio de Biden, bem como a confirmação do respaldo de outros membros destacados, como Bill e Hillary Clinton. Além disso, outros governadores democratas, incluindo Tim Walz (Minnesota), Wes Moore (Maryland), Andy Beshear (Kentucky) e Tony Evers (Wisconsin), também já se manifestaram a favor de Harris.
No entanto, algumas figuras proeminentes, como o ex-presidente Barack Obama e a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, permanecem neutras no que diz respeito à sucessão de Biden.
A lista de apoiadores de Kamala Harris continuou a crescer ao longo da tarde e da noite de domingo (21), incluindo a adesão de governadores influentes como Gavin Newsom e Josh Shapiro, que inicialmente não haviam se pronunciado a favor da vice-presidente, mas posteriormente decidiram apoiar sua candidatura.