Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um agradecimento aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do Brasil, Gustavo Petro da Colômbia e Andrés Manuel López Obrador do México, nesta sexta-feira (2), por seu apoio ao processo eleitoral venezuelano. O agradecimento de Maduro se deu após a divulgação de um comunicado conjunto pelos três países, pedindo à Venezuela a divulgação dos dados da eleição presidencial realizada no domingo (28).
“Presidente Lula, Presidente Petro e Presidente López Obrador, estão trabalhando juntos para que se respeite a Venezuela. Para que os EUA não façam o que estão fazendo. Emitiram um comunicado de imprensa muito bom ontem. Muito bom,” afirmou Maduro durante uma coletiva de imprensa.
O presidente venezuelano continuou: “Parabéns ao presidente Petro, López Obrador e Lula. Agradeço. Por toda a Venezuela, eu agradeço Lula, Petro e López Obrador.”
Maduro também revelou que tem mantido contato frequente com o governo brasileiro: “Falei com Lula há 15 dias. Agora temos mantido comunicação permanente com Celso Amorim e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.”
A nota emitida pelos presidentes sul-americanos surgiu após conversas entre Lula, Petro e López Obrador sobre o pleito realizado no último domingo. O comunicado pedia que as autoridades eleitorais venezuelanas avançassem rapidamente e divulgassem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.
Enquanto isso, milhares de venezuelanos foram às ruas em protesto. Em Caracas, as manifestações ocorreram tanto contra quanto a favor da reeleição de Nicolás Maduro, conforme declarado pelo Conselho Nacional Eleitoral em uma votação contestada.
A líder da oposição, María Corina Machado, dirigiu-se ao local de uma das manifestações em um caminhão, convocando a população para se reunir em uma das principais avenidas da cidade.