Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Tagesschau

Mundo

Região Russa de Belgorod Declara Estado de Emergência Após Avanço Ucraniano

A região russa de Belgorod declarou estado de emergência em todo o seu território na quarta-feira. A região faz fronteira com Kursk, onde as tropas ucranianas estão realizando uma ofensiva desde o dia 6 de agosto, reivindicando a tomada de 74 localidades.

“A situação em nossa região de Belgorod continua extremamente difícil e tensa devido aos bombardeios das forças armadas ucranianas. Casas foram destruídas, civis morreram e ficaram feridos”, escreveu o governador Viacheslav Gladkov no Telegram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Para garantir maior proteção à população e oferecer apoio suplementar às vítimas, o estado de emergência será instaurado em nível regional a partir de quarta-feira”, afirmou.

O governador acrescentou que solicitará ao governo da Rússia que declare a região em estado de emergência em nível federal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após quase dois anos e meio de guerra, Kiev tenta levar o conflito para o território russo e, em 6 de agosto, lançou uma operação em larga escala na região de Kursk, surpreendendo as tropas russas.

Na região de Belgorod, assim como nas vizinhas Kursk e Briansk, todas elas fronteiriças com a Ucrânia, está em vigor desde sexta-feira o “regime de operação antiterrorista”, implantado pelas autoridades federais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O comando militar russo anunciou o envio de reforços para a região de Kursk para enfrentar a ofensiva ucraniana, o primeiro ataque de forças terrestres em território russo em quase dois anos e meio de guerra.

Kiev reivindica avanços em Kursk

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Kiev, em apenas oito dias, as tropas ucranianas assumiram o controle de mais de 1.000 quilômetros quadrados do território da região de Kursk.

Para comparação, a Rússia conquistou 1.360 km² de território ucraniano desde 1º de janeiro de 2024, segundo cálculos baseados em dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), que se baseia em fontes russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, admitiu na terça-feira que há “combates difíceis e intensos” nessa área, na maior incursão de um exército estrangeiro em solo russo desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Zelensky afirmou que “há 74 povoados sob controle da Ucrânia” e que “centenas” de russos foram feitos prisioneiros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o comandante do exército ucraniano, Oleksandr Syrsky, as tropas ucranianas avançaram entre “um e três quilômetros” em alguns pontos e tomaram o controle de “40 km²” adicionais. Na véspera, Syrsky afirmou que dominavam 1.000 km² de território russo.

Por outro lado, as forças russas afirmaram que “frustraram as tentativas” ucranianas de “penetrar profundamente” em Kursk.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, o governador regional, Alexei Smirnov, reconheceu que perderam o controle de 28 localidades e indicou que a operação ucraniana abrange uma área de 40 quilômetros de largura e 12 quilômetros de profundidade em território russo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Gueorgui Tiji, assegurou na terça-feira que não deseja anexar nenhum território tomado durante a operação militar em Kursk e que esta cessará se Moscou aceitar uma “paz justa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ex-república soviética enfrenta, desde fevereiro de 2022, a operação militar lançada por Moscou, que ocupa até 20% do território ucraniano, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014.

As negociações entre Kiev e Moscou estão completamente bloqueadas devido às suas exigências dificilmente conciliáveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky afirmou que deseja elaborar um plano antes das eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, seu principal aliado, que sirva de base para uma futura cúpula de paz que inclua o Kremlin.

Por sua vez, seu homólogo russo, Vladimir Putin, colocou como condição para negociar que Kiev ceda os territórios ocupados pelas tropas de Moscou e renuncie a ingressar na OTAN, exigências inaceitáveis para a Ucrânia e seus aliados ocidentais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O líder russo acusou na segunda-feira a Ucrânia de realizar a operação em Kursk para “melhorar sua posição em futuras negociações”.

Impulso à moral

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A incursão ucraniana forçou a evacuação de mais de 120.000 pessoas. Também provocou a morte de 12 civis e deixou mais de uma centena de feridos, segundo as autoridades regionais russas.

Para as forças de Kiev, após meses na defensiva e cedendo terreno a um inimigo mais numeroso e melhor armado, a operação é um estímulo moral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não houve vitórias significativas na Ucrânia nos últimos meses. Apenas os russos avançavam”, disse à AFP sob anonimato um comandante em um campo na região de Sumy, cercado por tanques prontos para entrar em ação.

Outro militar nessa área, que participou do ataque, assegurou à AFP que “os russos fugiram” com sua entrada em Kursk. Cheio de otimismo, jurou que vão “manter o terreno”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(Com informações da AFP e EFE)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

zanin

Justiça

O ministro Cristiano Zanin assumiu, nesta terça-feira (13), o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão encarregado de organizar as eleições...

Moraes Moraes

Justiça

Em resposta às acusações veiculadas pela imprensa, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu nesta terça-feira (13) que...

cintia e lucas bove cintia e lucas bove

São Paulo

No final da tarde desta terça-feira (13), o deputado estadual Lucas Bove se manifestou sobre o término de seu casamento com a influenciadora digital...

Meio Ambiente

Dados do programa BDQueimadas, do Inpe, apontam que o Pantanal registrou 2.241 focos de incêndio entre 1º de agosto e esta terça-feira (13). No...

varíola dos macacos varíola dos macacos

Brasil

Em agosto de 2022, o Brasil enfrentou o pico de casos de mpox (varíola dos macacos), com mais de 40 mil registros. No entanto,...

Brasil

Nos últimos três anos, o Brasil registrou 15.101 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes. Em 2021, foram 4.803 vítimas entre 0 e 19...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Temperaturas despencam até 14°C nas capitais nos próximos dias

Brasil

Após uma terça-feira marcada por recordes de frio em várias capitais, o tempo deve começar a se estabilizar nesta quarta-feira (14), com tendência de...

voepass vinhedo voepass vinhedo

Brasil

A Polícia Federal (PF) aguarda a conclusão dos laudos sobre o local da queda da aeronave da Voepass em Vinhedo (SP) para iniciar os...

Tabata Amaral Tabata Amaral

São Paulo

A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo ganha um novo capítulo com a disputa judicial entre as campanhas de Tabata Amaral (PSB)...

Brasil

O presidente e co-fundador da Voepass, comandante José Luiz Felício Filho, fez sua primeira declaração na noite desta terça-feira (13) após a queda de...

Brasil

Na sexta-feira (9/8), a menina de 9 anos, Kerollyn Souza Ferreira, foi encontrada morta dentro de uma lixeira em Guaíba, região metropolitana de Porto...

PIX PIX

Brasil

Com a popularização do Pix, a ferramenta de pagamento instantâneo que conquistou o Brasil, surgiram também novos golpes aplicados por criminosos. Um dos esquemas...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit