Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Cerca de 25 toneladas de água radioativa vazaram na debilitada Usina Nuclear Fukushima Daiichi, informou a operadora da usina, uma semana após o início da mais recente descarga de água no oceano, informou a imprensa loca na quarta-feira (14).
A água contaminada com material radioativo, que vazou de um tanque de sobrepressão conectado ao edifício do reator Unidade 2, deveria estar contida em um tanque que recebia o transbordamento da piscina de combustível nuclear usado, segundo a Tokyo Electric Power Company (TEPCO).
Acumulando-se no primeiro subsolo do edifício do reator, a água vazada provocou um aumento no nível da água contaminada já presente na área, informou a TEPCO na terça-feira, confirmando que a água contaminada não havia escapado para fora do edifício do reator.
O vazamento foi identificado pela primeira vez na sexta-feira passada, quando foi detectada uma diminuição no nível da água do tanque de sobrepressão, de acordo com a TEPCO, que, após investigação adicional, descobriu água fluindo para um ralo em uma sala no terceiro andar do edifício do reator.
A empresa planeja usar um robô operado remotamente para medir os níveis de radiação na sala até sexta-feira e identificar mais precisamente a localização exata e a causa do vazamento. A bomba de resfriamento da piscina foi temporariamente desligada como parte da investigação.
A usina de Fukushima, atingida por um terremoto de magnitude 9,0 e um tsunami subsequente em 11 de março de 2011, sofreu derretimentos do núcleo que liberaram radiação, resultando em um acidente nuclear de nível 7, o mais alto na Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiológicos.
A usina tem gerado uma quantidade massiva de água contaminada com substâncias radioativas devido ao resfriamento do combustível nuclear nos edifícios dos reatores. A água contaminada está sendo armazenada em tanques na usina nuclear.
Apesar da feroz oposição tanto interna quanto externa, a descarga de água contaminada com radiação de Fukushima no oceano começou em agosto de 2023, e a oitava rodada de descarte no oceano começou na semana passada.
No ano fiscal de 2024, a TEPCO planeja descarregar um total de 54.600 toneladas de água contaminada em sete rodadas, que contêm aproximadamente 14 trilhões de becqueréis de trítio.
Diante de crescentes preocupações com a credibilidade e segurança entre o público japonês após uma série de acidentes na usina debilitada, a TEPCO e o governo japonês têm enfrentado críticas frequentes por suposta má gestão da água contaminada.
*Com informações de agências internacionais