Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os Estados Unidos (EUA) apresentaram na manhã desta sexta-feira (16) uma nova proposta de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza, visando a rápida implementação do acordo caso seja aceito por todas as partes envolvidas.
A proposta foi apresentada durante uma rodada de negociações realizada na quinta-feira (15) em Doha, no Catar, com a participação de representantes de Israel e dos mediadores do conflito, incluindo EUA, Egito e Catar, mas sem a presença do grupo terrorista palestino Hamas, que optou por não participar.
Em comunicado conjunto, os participantes da reunião afirmaram que a proposta de Washington resolve as lacunas restantes nas negociações e possibilita um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
As conversas foram descritas como construtivas, com os EUA, apoiados por Egito e Catar, apresentando uma proposta consistente com os princípios estabelecidos pelo presidente Joe Biden em 31 de maio, abordando as questões que ainda permaneciam.
No entanto, um alto comandante do Hamas declarou à agência de notícias Reuters que a proposta dos EUA não atende a certos pontos acordados na última reunião, ocorrida em 2 de julho, sem especificar quais seriam esses pontos.
As negociações foram concluídas nesta sexta, e Israel levará a proposta de Washington para análise, enquanto o texto também será entregue ao Hamas.
Até o momento, o Governo Netanyahu não havia se pronunciado sobre o fim da rodada de negociações.