Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A capital ucraniana, Kiev, foi novamente alvo de ataques russos na madrugada desta segunda-feira (02), menos de 1 semana após o último bombardeio. A ofensiva contou com 35 mísseis balísticos e 23 drones, dos quais a defesa ucraniana conseguiu interceptar a maior parte: 22 mísseis e 20 drones.
O ataque deixou ao menos duas pessoas feridas por destroços dos mísseis interceptados, de acordo com informações das forças militares ucranianas. Sirenes de emergência soaram cerca de duas horas antes de os bombardeios atingirem a cidade, apesar da maioria ter sido neutralizada.
No entanto, uma casa de caldeiras na estação de tratamento de água e a entrada de uma estação de metrô no bairro Svyatoshynksyi foram atingidas. Este bairro abriga diversas escolas e universidades, e algumas estações de metrô funcionam como abrigos antibombas.
Outros alvos do ataque incluem um edifício não residencial no bairro de Shevchenkivskyi, e o distrito de Solomyanskyi, que abriga uma importante estação de trem e o aeroporto internacional de Kiev. Carros foram incendiados em vários pontos da cidade.
Este ataque ocorre um dia após a Rússia ter derrubado mais de 150 drones ucranianos, segundo o Ministério da Defesa russo. Entre eles, dois foram abatidos sobre Moscou e nove na região ao redor da capital russa.
Além disso, 46 drones foram interceptados na região de Kursk, onde as forças ucranianas têm intensificado sua presença nas últimas semanas.
Outros 34 drones foram derrubados na região de Bryansk, 28 em Voronezh e 14 em Belgorod, todas próximas à fronteira com a Ucrânia.