Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (18), o Líbano registrou novas explosões, um dia após uma série de explosões de pagers que feriram milhares de pessoas. A mídia estatal libanesa e testemunhas informaram sobre os incidentes.
De acordo com uma fonte de segurança consultada pela CNN Internacional, os dispositivos que detonaram hoje eram walkie-talkies do grupo terrorista Hezbollah.
Informações preliminares indicam que ocorreram entre 15 a 20 explosões nos subúrbios ao sul de Beirute e outras 15 a 20 no sul do país.
Os walkie-talkies do Hezbollah, que foram utilizados, são menos comuns do que os pagers envolvidos nas explosões de terça, sendo distribuídos principalmente entre pessoas que organizam eventos como funerais e marchas.
O Exército libanês pediu aos cidadãos que evitem se reunir em áreas afetadas por incidentes de segurança, para facilitar o trabalho das equipes médicas. A advertência foi divulgada em uma publicação no X, antigo Twitter.
Imagens da Reuters mostram serviços de emergência respondendo às novas explosões em Sídon. Um vídeo da Agence France Presse (AFP) mostra pessoas correndo para se proteger em Beirute.
Na terça-feira (17), o Hezbollah prometeu uma resposta ao que chamou de ataque israelense, que resultou na morte de várias pessoas e feriu milhares em todo o Líbano.
As explosões de pagers pertencentes aos membros do grupo terrorista ocorreram quase simultaneamente, provocando uma onda de violência.