Mundo

Novos ataques russos a Odessa deixam mortos e feridos e ameaçam exportação de grãos

(Photo:Oleh Kiper/Telegram)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Um ataque noturno com mísseis russos em Odessa matou pelo menos quatro pessoas, incluindo uma jovem de 16 anos, informaram nesta sexta-feira as autoridades regionais. Este foi o último de uma série de ataques realizados esta semana na região sul da Ucrânia, que provavelmente têm como objetivo interromper as exportações de grãos do país.

Quatro ataques com mísseis e drones russos na região de Odessa nesta semana resultaram na morte de 14 pessoas e ferimentos em cerca de 20, de acordo com funcionários locais. Os ataques atingiram embarcações mercantes e danificaram a infraestrutura portuária na região, que é um centro vital para as exportações agrícolas da Ucrânia através do Mar Negro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um ataque em Odessa na noite de quarta-feira matou nove pessoas e atingiu um navio porta-contêineres que navegava sob a bandeira panamenha, o terceiro ataque a um navio mercante em quatro dias, segundo o governador regional Oleh Kiper.

O aparente esforço russo para frustrar as exportações da Ucrânia, que geram receitas essenciais para uma economia nacional afetada por mais de dois anos de guerra, coincide com um renovado esforço do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, para garantir apoio militar e financeiro contínuo de seus parceiros ocidentais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No ano passado, a Rússia rompeu um acordo que permitia à Ucrânia—um dos maiores fornecedores de grãos e outros alimentos básicos do mundo, especialmente para países em desenvolvimento—exportar produtos de maneira segura através do Mar Negro.

Meses depois, e em meio a ataques bem-sucedidos da Ucrânia à frota russa do Mar Negro que forçaram sua marinha a se afastar da costa, a Ucrânia estabeleceu um corredor marítimo que contorna a costa até a Turquia, abrindo uma via para o Mar Mediterrâneo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um programa especial de seguros tem oferecido cobertura acessível para os transportadores que transportaram milhões de toneladas de carga fora da Ucrânia, mas os últimos ataques podem colocar esse acordo em risco.

Volodimir Zelensky visita o Papa Francisco

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, foi recebido nesta sexta-feira no Vaticano pelo Papa Francisco, como parte de sua visita relâmpago a várias capitais da Europa Ocidental, na qual espera obter mais apoio diante da invasão russa.

Esta foi a segunda audiência privada de Zelensky com o Papa no Vaticano, após o encontro realizado em maio de 2023, que durou 40 minutos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky também deve se encontrar com uma delegação diplomática da Santa Sé, chefiada pelo cardeal italiano Pietro Parolin, Secretário de Estado e número dois do Vaticano.

O último encontro entre ambos ocorreu em junho deste ano, durante a cúpula do G7 no sudeste da Itália.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, Francisco tem feito múltiplos apelos pela paz, sem resultados e com alguns desentendimentos com Kiev.

(Com informações de agências)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile