Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Bombas planadoras, drones e um míssil balístico russo atingiram, nesta segunda-feira, cidades no sul e leste da Ucrânia, matando pelo menos seis civis e ferindo cerca de 30, informaram autoridades locais.
A Rússia intensificou recentemente os ataques que há tempos afligem áreas civis, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um esforço aparente para desconcertar os ucranianos e desgastar sua vontade de manter uma guerra que está se aproximando de seu marco de 1.000 dias.
“Todos os dias, todas as noites, a Rússia comete o mesmo terrorismo”, afirmou Zelensky em uma postagem no aplicativo de mensagens Telegram. “O único problema é que um número cada vez maior de civis está se tornando alvo.”
Tanto a Rússia quanto a Ucrânia aguardam para ver como Washington mudará sua política sobre a guerra após a posse de Donald Trump em janeiro. Os Estados Unidos são o maior fornecedor de ajuda militar para a Ucrânia, mas Trump tem criticado a administração Biden por fornecer dezenas de bilhões de dólares em apoio a Kiev.
As principais cidades atacadas nesta segunda-feira estão próximas da linha de frente da guerra, que tem cerca de 1.000 quilômetros (600 milhas).
Os drones russos atacaram a cidade de Mykolaiv, no sul do país, matando cinco pessoas e ferindo uma mulher de 45 anos, segundo as autoridades locais. Cerca de duas dezenas de pessoas procuraram ajuda psicológica após o ataque, que causou danos em casas e lojas, de acordo com as autoridades.
Mykolaiv, localizada a cerca de 60 quilômetros (37 milhas) a noroeste da linha de frente na região de Kherson, costuma ser alvo de ataques russos.
Um ataque noturno em Zaporizhia, também no sul, com três potentes bombas planadoras matou uma pessoa e feriu 21, incluindo uma criança de 4 anos, informou a Polícia Nacional da Ucrânia.
Os ataques destruíram parcialmente um prédio de apartamentos de dois andares e danificaram um quarto.
Um míssil balístico russo derrubou um prédio de cinco andares em Krivói Rog, cidade natal de Zelensky, no centro da Ucrânia, e oito pessoas ficaram feridas. Os serviços de emergência estavam buscando vítimas entre os escombros, disse Oleksandr Vikul, chefe da Administração Militar local.
O míssil destruiu os cinco andares de uma parte do edifício, informou.
Enquanto isso, o serviço de inteligência ucraniano afirmou em comunicado ter destruído um helicóptero de assalto russo Mi-24 estacionado no aeródromo Klin-5, na região de Moscou. A alegação não pôde ser verificada de forma independente.
O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta segunda-feira que 17 drones ucranianos foram destruídos sobre as regiões russas de Kursk, Belgorod e Voronezh durante a noite e manhã.
(Com informações da AP)