Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste domingo (24), 2,7 milhões de pessoas foram às urnas para escolher o próximo presidente do Uruguai entre o oficialista Álvaro Delgado (Partido Nacional) e o opositor Yamandú Orsi (Frente Amplio). A eleição foi marcada pela grande paridade entre os dois candidatos, com uma leve vantagem para a esquerda, embora a distância esteja dentro da margem de erro das pesquisas.
Na primeiro turno, realizado em 27 de outubro, Orsi obteve 43,92% dos votos, enquanto Delgado ficou com 26,7%. Agora, o candidato oficialista compete com o apoio de todos os seus aliados, que somam 47,7% do eleitorado.
O processo de votação se deu das 08:00 às 19:30, hora local, e, devido à alta incerteza sobre os resultados, não se espera que os primeiros dados sejam divulgados antes das 21:30.
Após votar, Álvaro Delgado afirmou que deseja ser “o presidente de todos os uruguaios”, independentemente de quem o tenha apoiado. Ele também disse que, caso seja eleito, convidará Yamandú Orsi para integrar seu governo. “O caminho que você escolhe para vencer é o que legitima a governança para todos. A partir de amanhã, quero ser presidente de todos os uruguaios, tanto dos que me votaram quanto dos que não votaram em mim”, declarou o político.
Por outro lado, Yamandú Orsi destacou a importância dos acordos entre os partidos, afirmando que a política é essencialmente feita de consenso. “A política é sobre fazer acordos. Não se pode agradar a todos o tempo inteiro, mas você deve dizer o que pensa e sente”, declarou Orsi, que não se candidatou ao Senado nas eleições de outubro. Caso perca, ele não ocupará uma cadeira no Parlamento. “Eu sempre disse que meu objetivo era ser presidente do Uruguai, sem pensar em outro plano”, disse.
O partido de Orsi, o Frente Amplio, ficou com 16 dos 30 assentos no Senado, enquanto o Partido Nacional, de Delgado, tem 49 das 99 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Após a eleição, o presidente Luis Lacalle Pou parabenizou Yamandú Orsi pela vitória e se colocou à disposição para começar a transição do governo, conforme publicou em suas redes sociais. As primeiras projeções indicam que Orsi, com a fórmula Orsi-Cosse, obteve cerca de 49,5% dos votos, enquanto a chapa Delgado-Ripoll ficou com 45,9%, segundo a consultoria Cifra. A consultoria Equipos projetou números semelhantes, com 49% para o Frente Amplio e 46,6% para os candidatos do Partido Nacional.