Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (26), o Meganoticias publicou as 25 mensagens trocadas entre o presidente Gabriel Boric e a mulher – maior de idade e advogada – que o denunciou por assédio sexual e “difusão de registros de imagens privadas” no dia 6 de setembro. A acusação foi novamente negada por seu advogado, Jonatan Valenzuela, em uma coletiva de imprensa nesta manhã.
Os fatos teriam ocorrido há mais de 10 anos – entre 2013 e 2014 – e, segundo Valenzuela, a verdadeira vítima é o presidente, que sofreu “o envio de e-mails constitutivos de um assédio sistemático contra ele”.
Os e-mails, enviados de contas diferentes, já estão em posse do fiscal Cristián Crisosto, da Promotoria Regional de Magalhães e da Antártica Chilena, que confirmou a denúncia e a investigação preliminar.
Os e-mails
3 de agosto de 2013
Denunciante: Estive vendo seu Twitter, na verdade não tenho conta, mas me atrevo a te dar um conselho. Não diga ainda por quem vai votar nas presidenciais. Sei que você descartou a Matthei, eu também.
22 de outubro de 2013
Denunciante: Na verdade, me dá uma vontade enorme de te apoiar fisicamente na campanha, mas aqui meus pais exigem que eu estude e termine tudo. Que tudo vá bem, conte comigo para o que for, pelo Facebook e espiritualmente você tem todo o meu apoio e te conto que não vou votar por nenhum presidente, só por você, hahaha. Vejo que você é uma boa pessoa e que Deus está no seu coração e como te disse antes, seria legal nos encontrarmos para conversar um dia, já te dei meu telefone, mas se eu falar para meus pais que vou te ajudar, vão me castigar porque ainda fazem isso, dizendo para eu terminar de estudar e sair de casa. Já me falam isso há 10 anos, sucesso em tudo, beijos.
22 de outubro de 2013
Boric: (Nome da denunciante), muito obrigado pelo seu e-mail e confiança, mas tem algo que não entendo. Quem é Rodrigo, eu o conheço?
25 de outubro de 2013
Denunciante: Desculpe a falta de noção, mas posso te pedir um favor? Estou procurando trabalho porque meus pais me expulsaram de casa, já que você tem contatos, se souber de algo, me avise? Te agradeceria muito.
3 de novembro de 2013
Denunciante: Seguem se somando. Beijo.
“O truque é sufocar o príncipe até ele ficar roxo.”
11 de novembro de 2013
Denunciante: Para você saber, me hackearam o Facebook de novo, não consigo te mandar mensagens, não consigo curtir nem comentar. Será inveja? Deveria ficar chateada? Não é verdade? Nas minhas informações no Facebook está claro em quem eu voto. Que tudo vá bem, espero que depois das eleições, ganhe ou perca, você arrume um tempo para conversar sobre a vida. Beijo.
12 de novembro de 2013
Boric: 🙂
12 de novembro de 2013
Denunciante: 🙂
Mudança de tom
10 de dezembro de 2013
Denunciante: Quando quiser, me chama e eu vou com você para onde quiser. Não aguento mais viver com meus pais. Eles vão morar em Viña e viajar de carro, não aguento, vou morrer. Me chama, por favor?
10 de dezembro de 2013
Boric: ???
25 de fevereiro de 2014
Denunciante: Eu te amo, estou sofrendo. Como você pode ter tanta paciência? Eu não sou A. Eu te preciso, você é Deus, você manda. Se fiz algo errado, me perdoe, por favor. Mas, não acha que já é suficiente continuar se maltratando pelos que não querem acreditar. Não podemos ser felizes, juntos neste planeta? Te imploro que tenha piedade de nós, por favor. Não me deixe, eu quero viver com você. Estar na casa, como sempre quis. Eu te amo.
25 de fevereiro de 2014
Denunciante: Bom, que seja o que você quiser, não quero errar com você, falamos com o coração, tenho muitas saudades de falar contigo a verdade toda, sinto sua falta demais, sem você minha vida não tem sentido, desde que soube quem você era. Te digo qual imagem tenho de você? Nunca vou esquecer quando estávamos na CAJ (Corporación de Asistencia Judicial) e eu estava revendo umas pastas e me virei e você estava atrás de mim, e ficamos nos olhando por dois segundos. Naquela época eu estava muito triste porque morava com aquelas pessoas por coisas terríveis que me aconteceram e agora, sei também que você passou por isso, mas você chegou e mudou minha vida. E te juro que a única coisa que eu quero é estar com você, viver com você, morrer com você, e estou fervendo de amor. Me ajude, por favor, embora saiba tudo o que acontece comigo, certo? Perdão por ser tão imatura, vamos conversar por interno. Você me ensina e eu sempre te pedi ajuda, estou triste porque te preciso e de outra forma também te amo e estou morrendo. Você era quem eu sempre quis, e eu não sabia, quero te ver, por favor, me resgate? Da maneira que você quiser, mas me leve com você? Esses são os principais motivos das minhas depressões. Eu te peço de coração, mas não aguentei escrever isso por e-mail. Te amo para sempre, para mim você é meu único amigo. (E-mail enviado duas vezes).
26 de fevereiro
Boric: ???
27 de fevereiro de 2014
Denunciante: Nunca te abortaria, se antes nos fizeram mal, não foi culpa nossa. Sempre tem minha vida à sua disposição, te amo mais que ninguém no universo, se nos fizerem mal, não será culpa nossa. Minha vontade nunca foi contra você, são outros seres que planejam tirar nossas vidas de novo. Que se dane a vontade deles. Ignore os e-mails que te enviei antes, por favor. Todos os meus sacrifícios sempre foram para você e espero continuar assim, se você me deixar, você é o único Deus que existe.
27 de fevereiro de 2014 (mensagem automática)
Boric: (resposta automática de seu e-mail) Prezado, neste momento estou em Terra do Fogo, sem internet nem celular. Responderei na próxima semana, quando voltar para Punta Arenas.
28 de fevereiro de 2014
Boric: (nome da denunciante) Não entendo nada.
(A denunciante muda o e-mail novamente)
26 de abril de 2014
Denunciante: Saiba que sou sua fã número um. E você é meu ídolo número um. E que estou morrendo de amor. Mas não importa, posso esperar. Te deixo meu celular caso precise: XXXXX. Beijos de amor para você e que tudo seja lindo. Me deseje o mesmo, tá? PS: Não mostre as fotos para mais ninguém, tá? São só para você, é a primeira vez que me exponho tanto para alguém. Como diz a música do Los Tres, love forever and ever, melhor não brigarmos e nos amarmos eternamente, por favor. Lindo, você, o melhor rei (muitos corações).
(Neste e-mail, foram anexados sete arquivos com fotos explícitas da denunciante).
26 de abril de 2014
Denunciante: Mais beijos à distância, não couberam todos no mesmo e-mail.
24 de maio de 2014
Denunciante: Se eu não encontrar um trabalho na semana que vem, adeus mundo. Eu não vou voltar para Punta Arenas nem para Magalhães, não tenho filhos, aliás.
24 de maio de 2014
Denunciante: Filhos, tampouco, e não me interessa ter. Não me interessa ver o sol, por exemplo. Para mim, já é tarde demais.
24 de maio de 2014
Denunciante: Obrigada por arruinar minha vida, maldito desgraçado.
25 de maio de 2014
Denunciante: Antes de ser solidário com os vagabundos, poderia devolver o dinheiro que gastei para te ver? No total, $450.000. Ao menos faça isso.
25 de maio de 2014
Denunciante: Obrigada por desprezar a vida.
25 de maio de 2014
Denunciante: Isso seria para você? Um superoito? Até onde você quer chegar? Se estou nessa situação é porque você quer. Me desprezar, abandonar tudo por nada. Ouvir os outros e fazer o que eles dizem. Que covardia da sua parte! O mundo está de cabeça para baixo e claro, as pessoas não veem além do próprio nariz. Eu não quero morrer e você insiste em me humilhar. Que coisa feia! Não sou mais uma borracha, me deixe viver.
A defesa de Boric rejeita que as mensagens contenham algo que envolva assédio e afirma que todas as interações foram feitas por uma pessoa adulta e com plena capacidade para tomar suas decisões.