Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Comissão Europeia abriu um processo formal nesta terça-feira (17) contra o TikTok, levantando suspeitas de que a plataforma não avaliou e limitou os riscos relacionados às eleições na Romênia, especialmente a votação presidencial ocorrida no mês passado.
A investigação examinará anúncios políticos, conteúdos pagos publicados na rede social, os sistemas de recomendação da plataforma e possíveis riscos de manipulação.
No início deste mês, a Comissão Europeia determinou que o TikTok congelasse os dados relacionados às eleições romenas. A medida foi baseada na Lei de Serviços Digitais da União Europeia, que regula a atuação das maiores empresas de mídia social no bloco. A abertura do processo formal permite que a Comissão adote novas ações e analise compromissos assumidos pela empresa.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, destacou a necessidade de proteger as democracias da União Europeia contra interferências estrangeiras. Segundo ela, houve sérios indícios de que atores externos interferiram nas eleições presidenciais da Romênia utilizando o TikTok. Por isso, a Comissão está investigando se a plataforma violou a Lei de Serviços Digitais ao não lidar adequadamente com os riscos associados.
Este é o terceiro processo investigativo iniciado pela Comissão Europeia contra o TikTok, ampliando o cerco às práticas da plataforma no continente.