Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Rússia lançou pelo menos 31 drones de longo alcance contra várias regiões da Ucrânia nesta quinta-feira, deixando seis civis feridos em Nikopol, em mais um de seus contínuos ataques às regiões da linha de frente.
Um ataque com um drone kamikaze russo contra o mercado central de Nikopol feriu seis residentes da cidade na região de Dnipropetrovsk na manhã de quinta-feira, segundo as autoridades locais.
“Todos os feridos foram hospitalizados. As mulheres, de 39, 63 e 64 anos, estão em estado grave. O restante está em estado moderado”, informou no Telegram o chefe da administração militar regional, Sergui Lisak.
Segundo Lisak, a cidade também foi atacada duas vezes pela artilharia russa durante a noite, resultando em danos a pelo menos três edifícios residenciais e uma linha elétrica.
As tropas russas atacam regularmente Nikopol a partir do território de Energodar, do outro lado do rio Dnipro, que a Rússia capturou em fevereiro de 2022 junto com a central nuclear de Zaporizhia.
A Rússia lançou 31 drones de longo alcance, incluindo drones Shahed de design iraniano, contra território ucraniano durante a noite, informou a Força Aérea da Ucrânia.
Pelo menos 20 drones foram derrubados pelas defesas aéreas ucranianas nas regiões de Kharkov, Kiev, Cherniguiv e Dnipropetrovsk, enquanto 11 desapareceram dos radares sem causar danos, revelou a Força Aérea no Telegram.
A Rússia continuou atacando áreas residenciais de primeira linha, causando danos a 20 edifícios na quarta-feira em nove localidades da região de Donetsk, informou a polícia local na quinta-feira.
Na cidade de Pokrovsk, quatro edifícios de apartamentos, quatro casas particulares e uma instituição educativa foram danificados por duas bombas aéreas guiadas FAB-250 e artilharia.
Uma mulher morreu e outra ficou ferida nos ataques russos contra áreas residenciais de Kharkiv nos últimos dois dias, informou Oleg Syniegubov, chefe da administração militar regional.
No total, a Rússia atacou a região quase quatro mil vezes em 2024, revelando em uma conferência de imprensa que mais de 10.000 edifícios e infraestruturas foram danificados.
Na terça-feira, a Força Aérea ucraniana afirmou ter derrubado pelo menos 36 dos 60 drones lançados pela Rússia contra seu território.
Entre as 10h da manhã de segunda-feira, 23 de dezembro, e as 9h da manhã de terça-feira, 24 de dezembro, o inimigo atacou com 60 drones de diversos tipos, incluindo drones kamikaze Shahed, de acordo com a Força Aérea de Kiev.
Pelo menos 36 drones foram derrubados pelas defesas antiaéreas, métodos de guerra eletrônica e por diversas unidades da Força Aérea e do Exército de Terra nas regiões ucranianas de Kiev, Dnipropetrovsk, Sumi, Cherniguiv, Kharkiv, Poltava e Jmelnitski.
Além disso, outros 24 drones russos se estilhaçaram no local sem “consequências negativas”, graças às medidas das Forças de Defesa ucranianas, de acordo com o relatório, enquanto outro permanece ainda no ar.