Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O brasileiro Vitor de Sousa Lima foi classificado pela Casa Branca como “um dos piores criminosos” presos pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas) nos últimos dias. Vitor foi condenado por homicídio culposo em um acidente de carro em Minas Gerais. Segundo a postagem da Casa Branca, ele foi preso por equipes do ICE em Boston no último sábado (25) e está no Centro de Correções do Condado de Strafford, no estado de Massachusetts.
Vitor foi condenado a 4 anos e 23 dias de detenção por um duplo homicídio culposo causado no trânsito, com regime inicial aberto. Ele atropelou e matou duas pessoas em outubro de 2014, em uma estrada de Inhapim, em Minas Gerais, localizado no Vale do Rio Doce.
A lista divulgada pela Casa Branca coloca o brasileiro entre estupradores e suspeitos de terrorismo. Outros nomes na lista foram condenados por estupro de crianças, abuso sexual, posse de drogas ilegais e outros crimes. Um dos presos, um jordaniano que não teve sua identidade revelada, foi preso por suspeita de envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico.
“Vitor De Sousa-Lima, um cidadão brasileiro condenado por homicídio culposo, foi preso pelo ICE Boston em 25 de janeiro de 2025”, diz a postagem.
As operações, que começaram principalmente no último domingo (26) em várias cidades do país, resultaram em 956 prisões naquele dia, segundo o ICE.
“Conforme informações apresentadas pela Polícia Militar nos autos da ação penal, o indivíduo conduzia seu veículo em alta velocidade, o que motivou uma tentativa de abordagem. Contudo, mesmo com o giroflex e a sirene acionados, ele desobedeceu às ordens de parada e, durante a fuga, atropelou e matou duas pessoas, pai e filho”, informou a polícia.
Na época, a pena privativa de liberdade foi convertida em duas penas restritivas de direitos: prestação pecuniária e prestação de serviços comunitários. Ainda de acordo com a polícia, após esses fatos, Vitor fugiu do território brasileiro, assumindo a condição de foragido da Justiça.
Diante disso, a Vara de Execuções Penais de Inhapim, ao tomar conhecimento da situação, determinou a inclusão do nome do réu na lista de Difusão Vermelha da Interpol. No entanto, por conta de um efeito suspensivo a um recurso interposto pela defesa, a determinação passou a ser revogada, resultando na retirada de seu nome da lista.
O brasileiro condenado por homicídio culposo foi preso pelo Departamento de Imigração e Controle de Alfândega em Boston no último sábado (25).
Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça, como o recurso apresentado por Vitor foi negado, o Juízo das Execuções Penais retomará o andamento do caso, impondo o cumprimento da pena em regime aberto, com as condições pertinentes, incluindo o monitoramento eletrônico.
