Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Papa Francisco permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, devido a uma dupla pneumonia. Segundo o Vaticano, o pontífice passou uma noite tranquila e apresentou uma melhora estável, embora ainda precise continuar no tratamento por alguns dias.
O último boletim médico, divulgado na noite de segunda-feira, indicou que o estado clínico do Papa deixou de ser considerado “reservado”, o que representa um avanço positivo na sua recuperação. “As melhorias registradas nos dias anteriores foram ainda mais consolidadas, como confirmação dos exames de sangue, a avaliação clínica e a boa resposta à terapia farmacológica”, afirmou o boletim.
Apesar dos sinais de melhora, os médicos alertaram para a necessidade de prudência, já que a pneumonia ainda não foi completamente superada. Fontes vaticanas confirmaram que, embora a condição do Papa tenha se tornado mais estável, devido à complexidade de seu quadro de saúde, ele continuou sob observação e em tratamento por mais alguns dias.
“São sinais positivos na evolução da doença, mas devem ser recebidos com cautela, pois a pneumonia não foi totalmente vencida”, afirmou uma fonte vaticana.
Durante a sua internação, o Papa sofreu várias crises respiratórias, sendo a mais recente há uma semana, o que complicou ainda mais a sua recuperação. Apesar disso, ele tem trabalhos de forma intermitente e se informa sobre os acontecimentos internacionais.
Nesta terça-feira, Francisco continuará seu repouso no apartamento privado do hospital, localizado na décima planta, e seguirá com sessões de fisioterapia motora e respiratória. Durante o dia, o pontífice recebe altos fluxos de oxigênio com cânulas nasais e, à noite, utiliza ventilação mecânica com máscara.
Como sinal de melhoria em sua saúde, o Papa acompanhou, por videoconferência, o retiro espiritual vaticano de uma semana na segunda-feira, participando tanto das sessões da manhã quanto da tarde. O retiro, que marca o início da temporada de Quaresma da Igreja Católica, seguirá até sexta-feira, e o Papa participará “em comunhão espiritual” com a posição da Igreja, apesar da distância física.
Enquanto esteve hospitalizado, o pontífice também expressou sua solidariedade com as vítimas das inundações em Bahía Blanca, na Argentina, que causaram pelo menos 16 mortes e centenas de desaparecidos. Francisco, por meio de um telegrama, manifestou seu apoio às vítimas e suas famílias.
O Papa Francisco tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos. Em 2021, passou por uma cirurgia de cólon e, em 2023, foi submetida a uma operação para tratar uma hérnia. Contudo, essa tem sido sua hospitalização mais prolongada e delicada desde o início de seu papado, em 2013.
