Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Internado há 31 dias por problemas respiratórios, o papa Francisco afirmou neste domingo (16) que está passando por um “momento de prova”, destacando que seu físico está “frágil”, mas reforçando sua fé e esperança. A mensagem foi enviada por escrito durante a oração do Ângelus, pela quinta semana consecutiva.
“Enquanto atravesso este momento de prova, uno-me a tantos irmãos e irmãs enfermos: frágeis, como eu. Nosso físico está fraco, mas nada pode nos impedir de amar, rezar, nos doar e estarmos uns para os outros”, escreveu o pontífice argentino, de 88 anos.
Francisco também destacou o carinho e a dedicação que testemunha no hospital. “Quanta luz brilha nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, corredores e os lugares onde se prestam os serviços mais humildes!”, afirmou.
Além disso, o papa agradeceu as orações por sua saúde e a dedicação dos profissionais que o assistem.
Crianças prestam homenagem ao papa
Cerca de 300 crianças se reuniram neste domingo em frente ao Hospital Gemelli, em Roma, para homenagear Francisco. O grupo, formado por alunos de escolas, associações e outras instituições, levou balões, desenhos e cartas ao pontífice. Da entrada do hospital, elas chamaram pelo papa, na esperança de vê-lo acenar.
“Sei que muitas crianças rezam por mim; algumas vieram hoje aqui ao Gemelli em sinal de proximidade. Obrigado, queridos pequenos! O papa ama vocês e espera encontrá-los sempre”, escreveu Francisco.
Estado de saúde e recuperação
O Vaticano informou que as condições do papa seguem estáveis e que ele continua a apresentar melhoras graduais. No entanto, Francisco ainda precisará permanecer internado por tempo indeterminado.
De acordo com o último boletim médico, divulgado no sábado (15), ele segue recebendo oxigênio de alto fluxo, mas a necessidade de ventilação mecânica não invasiva está sendo reduzida gradualmente. O papa também continua a realizar fisioterapia motora e respiratória como parte do tratamento.
Preocupação com a paz mundial e a Igreja
Mesmo hospitalizado, Francisco pediu orações pela paz em regiões afetadas por conflitos, incluindo Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo.
O pontífice também reforçou a necessidade de oração pela Igreja, que enfrenta desafios na implementação das decisões tomadas na última Assembleia Sinodal.
Neste sábado (15), o Vaticano anunciou que Francisco aprovou um calendário de encontros para preparar uma assembleia de bispos e leigos em outubro de 2028, com o objetivo de consolidar os avanços do Sínodo da Sinodalidade, realizado nos últimos anos para reformar a Igreja.
