Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Ao menos 33 pessoas morreram após um poderoso sistema de tempestades cruzar o meio-oeste e o sudeste dos Estados Unidos, desde sexta-feira (14). O número de mortos segue aumentando à medida que tempestades severas e tornados devastam casas, empresas e escolas, deixando centenas de milhares sem energia. A tempestade, que já causou estragos em várias regiões, deve atingir partes da Costa Leste no domingo (16).
O estado de Missouri foi o mais afetado, com 12 vítimas fatais devido a tornados, tempestades e granizo. “Casas e empresas foram destruídas, comunidades inteiras estão sem energia e o caminho para a recuperação não será fácil”, afirmou o governador Mike Kehoe. “Mas, em todos os lugares que visitei, vi o melhor de Missouri — vizinhos limpando os escombros, equipes de emergência trabalhando incansavelmente e trabalhadores de utilities de toda a região se unindo para restaurar a energia.”
Em Kansas, uma tempestade de poeira causou a morte de pelo menos oito pessoas e deixou várias feridas após mais de 50 veículos se envolverem em acidentes na I-70, perto do condado de Sherman. Já no Texas Panhandle, outros três morreram em acidentes causados por uma tempestade de poeira, incluindo uma colisão envolvendo cerca de 38 carros.
Em Mississippi, o governador Tate Reeves anunciou seis mortes em decorrência da tempestade, com três pessoas desaparecidas e 29 feridos. “Agradecemos a todos os nossos primeiros socorristas, oficiais de segurança e equipes de emergência que estão trabalhando duro para ajudar nossos concidadãos”, disse Reeves.
O Arkansas também registrou três mortes relacionadas ao clima, com 32 feridos em oito condados. A governadora Sarah Huckabee Sanders disse que equipes da Guarda Nacional e da polícia estadual estão ajudando no local, mas que a recuperação pode levar semanas ou até meses.
Outras mortes foram relatadas em Oklahoma, devido à visibilidade reduzida durante a tempestade. Além disso, mais de 40 tornados foram registrados em oito estados nas últimas 24 horas, incluindo Alabama, Missouri, Arkansas, Mississippi, Louisiana, Illinois, Indiana e Tennessee.
As autoridades meteorológicas alertam para tornados em várias partes de Mississippi, Alabama, Louisiana, Tennessee e Geórgia enquanto o sistema avança em direção à Costa Leste. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que até domingo, tempestades severas atingirão as Carolinas e a costa da Virgínia, com ventos fortes, tornados e chuvas intensas.
O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, pediu à população que mantenha seus celulares carregados e com som ativado para receber alertas de emergência, e alertou que as tempestades podem atingir a região durante a noite.
