Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (22) para o Japão, com o objetivo de negociar a abertura do mercado japonês para a carne brasileira, especialmente bovina e suína in natura. Essa medida, aguardada por produtores brasileiros há 20 anos, faz parte dos esforços do governo para fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
Acordo Mercosul-Japão e agenda diplomática A visita também busca impulsionar as negociações do acordo comercial entre o Japão e o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Empresários defendem esse acordo desde 2015. Lula permanecerá no Japão até quinta-feira (27) e, em seguida, viajará para o Vietnã, com retorno ao Brasil previsto para 30 de março. Esta será a primeira visita oficial de um líder estrangeiro ao Japão em seis anos, destacando a relevância da agenda.
Inspeção sanitária e exportação de carne O governo brasileiro busca um compromisso político para que o Japão envie autoridades sanitárias ao Brasil em uma missão técnica, essencial para a entrada de carne brasileira no mercado japonês. Desde 2005, o Brasil tenta exportar carne ao Japão, que importa cerca de 70% da carne que consome, movimentando aproximadamente US$ 4 bilhões anualmente. Atualmente, 80% desse volume vem dos Estados Unidos e da Austrália.
Reuniões e celebrações diplomáticas Durante a estadia, Lula se reunirá com o imperador Naruhito, a imperatriz Masako e o novo primeiro-ministro, Shigeru Ishiba. Em 2025, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas, com eventos previstos no “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”.
Fórum empresarial e acordos bilaterais A visita incluirá um fórum empresarial com cerca de 500 participantes, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Representantes de setores como alimentos, agronegócio, aeroespacial, energia e siderurgia estarão presentes. Estão previstas assinaturas de acordos em áreas como ciência e tecnologia, combustível sustentável, educação, pesca e recuperação de pastagens.
Importância da visita segundo o embaixador japonês O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, destacou a relevância da visita de Lula, afirmando que é “uma visita oficial de primeira categoria”. Ele ressaltou que o Brasil é um mercado prioritário para os japoneses e que a retomada dessa visita, suspensa por seis anos devido à pandemia, reforça os laços econômicos e diplomáticos entre os dois países.
Lula esteve no Japão em maio de 2023 para a cúpula estendida do G7. O Brasil abriga a maior comunidade nipodescendente fora do Japão, com cerca de 2 milhões de pessoas, enquanto aproximadamente 211 mil brasileiros vivem no Japão, formando o quinto maior grupo nacional fora do Brasil.
Autoridades previstas na viagem de Lula ao Japão e ao Vietnã
Ministros
- Ministro da Educação, Camilo Santana
- Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
- Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
- Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
- Ministro dos Transportes, Renan Filho
- Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
- Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
- Ministro das Comunicações, Juscelino Filho
- Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos
- Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva
- Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
Parlamentares
- Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)
- Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
- Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL)
