Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve firme sua posição em relação ao pacote tarifário anunciado nesta semana, chamado por ele de “Dia da Libertação”, mesmo após a China responder com uma tarifa de 34% sobre produtos americanos. Em postagens na Truth Social, Trump garantiu aos investidores que suas políticas “nunca mudarão”.
“CHINA AGIU ERRADO, ELES ENTRARAM EM PÂNICO – A ÚNICA COISA QUE ELES NÃO PODEM SE DAR AO LUXO DE FAZER!”, escreveu Trump em letras maiúsculas na rede social.
Em outra publicação, o ex-presidente disse: “AOS MUITOS INVESTIDORES QUE ESTÃO VINDO PARA OS ESTADOS UNIDOS E INVESTINDO ENORMES QUANTIAS DE DINHEIRO, MINHAS POLÍTICAS NUNCA MUDARÃO.”
“ESTE É UM ÓTIMO MOMENTO PARA FICAR RICO, MAIS RICO DO QUE NUNCA!!!”, completou.
As declarações vieram enquanto os mercados reagiam negativamente ao anúncio das tarifas. O índice Dow Jones Industrial despencou mais de 1.400 pontos nos primeiros 70 minutos do pregão de sexta-feira, diante da expectativa de novas tarifas retaliatórias por parte de países estrangeiros.
O pacote de tarifas, desenvolvido por Trump e sua equipe econômica ao longo dos últimos meses, estabeleceu uma alíquota mínima de 10% para importações em geral, com taxas mais altas para países considerados “piores infratores”. A China foi alvo de uma tarifa adicional de 34%, anunciada na quarta-feira, que se soma a um tributo anterior de 20%.
Apesar da rigidez do pacote, Trump afirmou na quinta-feira que está aberto à negociação com países dispostos a oferecer contrapartidas vantajosas. “As tarifas nos dão um grande poder de negociação. Sempre deram. Usei isso muito bem no primeiro mandato”, declarou a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One.
O ex-presidente também demonstrou otimismo em relação ao impacto das tarifas. Segundo ele, a tarifa básica de 10% entra em vigor neste sábado, e as tarifas mais altas começam a valer na próxima quarta-feira. “Acho que está indo muito bem. Foi como uma cirurgia, como uma operação em um paciente, e é algo grande”, afirmou ao deixar a Casa Branca.
“Eu disse que seria exatamente assim. Temos US$ 6 ou 7 trilhões entrando no nosso país, nunca vimos nada parecido. O mercado vai decolar, as ações vão decolar, o país vai decolar.”
Na sexta-feira, a Casa Branca celebrou o relatório de empregos de março, que superou as expectativas. “NÚMEROS DE EMPREGO EXCELENTES, MUITO MELHORES DO QUE O ESPERADO. JÁ ESTÁ FUNCIONANDO. MANTENHAM FIRME, NÃO PODEMOS PERDER!!!”, escreveu Trump no Truth Social.
Em Bruxelas, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, adotou um tom um pouco mais cauteloso, reconhecendo que “os mercados estão despencando”, mas defendeu que a economia dos Estados Unidos segue sólida.
“Não acho justo dizer que as economias estão quebrando”, declarou a jornalistas. “Os mercados estão caindo porque se baseiam no valor das ações de empresas que, hoje, estão presas a modos de produção que são ruins para os Estados Unidos. Precisamos redefinir a ordem global do comércio.”
