Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um ataque com mísseis balísticos realizado pela Rússia neste domingo (13) deixou ao menos 32 mortos e 84 feridos na cidade de Sumi, no nordeste da Ucrânia. A informação foi confirmada pelo prefeito local, Artem Kobzar, que denunciou o bombardeio como mais uma ofensiva contra civis.
A cidade, localizada a cerca de 50 km da fronteira com a Rússia, foi atingida por dois mísseis por volta das 10h15, enquanto moradores se reuniam para celebrar o Domingo de Ramos. Vídeos divulgados pelas autoridades mostram corpos espalhados entre escombros e fumaça no centro de Sumi.
“Hoje, muitos mortos após um ataque com mísseis”, escreveu Kobzar nas redes sociais. O prefeito destacou que o alvo mais uma vez foram civis. Imagens que circulam nas plataformas digitais mostram veículos carbonizados e colunas de fumaça subindo de áreas residenciais — os conteúdos ainda não foram verificados de forma independente.
Entre os feridos estão ao menos 10 crianças. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como “horrendo” e afirmou que os mísseis atingiram uma “rua comum” da cidade, destruindo casas, escolas e veículos. “Somente uma escória miserável é capaz de agir assim”, escreveu o presidente em publicação na rede X, prestando condolências aos familiares das vítimas.
Zelensky pediu uma resposta firme da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos e a Europa, e afirmou que “sem pressão, a paz não é possível”. “Precisamos de uma resposta forte do mundo. A Rússia quer exatamente esse tipo de terror e está prolongando esta guerra”, declarou.
O ataque ocorre um dia após representantes de Rússia e Ucrânia se acusarem mutuamente de violar um acordo provisório, mediado pelos Estados Unidos, que previa a suspensão de ofensivas contra infraestruturas energéticas. A troca de acusações foi feita em eventos separados durante o Fórum Diplomático de Antália, na Turquia.
Enquanto o chanceler russo, Serguei Lavrov, afirmou que a Ucrânia continua atacando diariamente, o vice-ministro ucraniano Andrii Sybiha rebateu dizendo que a Rússia lançou quase 70 mísseis, mais de 2.200 drones explosivos e mais de 6.000 bombas guiadas contra o território ucraniano desde a aceitação da pausa parcial nos ataques — a maioria direcionada a áreas civis.
A cidade de Sumi e sua região registram um aumento nas hostilidades nas últimas semanas. Kiev já havia alertado para a possibilidade de intensificação dos ataques russos nesse fronte. No mês passado, o Kremlin reivindicou a captura de uma localidade próxima, marcando o primeiro avanço russo naquela área desde o início da invasão em larga escala, em fevereiro de 2022.
Com informações das agências EFE, AP e AFP.
