Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, usou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para agradecer o carinho recebido após a revelação de que foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, com metástase nos ossos.
“Obrigado por nos sustentarem com amor e apoio”, escreveu Biden no X (antigo Twitter), junto a uma foto ao lado da esposa, Jill Biden. “O câncer nos atinge a todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos mais difíceis”, completou.
O diagnóstico foi feito na última sexta-feira, após Biden apresentar sintomas urinários. Exames detectaram um nódulo na próstata e, posteriormente, confirmou-se a gravidade do caso. Segundo informações de sua assessoria, apesar de o câncer ser agressivo — com nota 9 na escala de Gleason, que vai até 10 — ele é sensível a hormônios, o que permite um tratamento mais eficaz. A família avalia, com os médicos, as opções de terapias disponíveis.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer no público masculino nos EUA. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, um em cada oito homens será diagnosticado com a doença em algum momento da vida.
Reações políticas
A notícia gerou reações de políticos dos mais diversos espectros. O ex-presidente Donald Trump, adversário político histórico de Biden, afirmou em sua rede Truth Social estar “entristecido” com a informação. “Estendemos nossos mais calorosos desejos a Jill e toda a família. Desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida”, publicou.
A vice-presidente Kamala Harris também se manifestou: “Joe é um lutador e sei que enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre marcaram sua vida e liderança”, escreveu nas redes.
Barack Obama, de quem Biden foi vice-presidente por dois mandatos, destacou o histórico de Biden na luta contra o câncer. “Ninguém fez mais para buscar tratamentos inovadores contra o câncer do que Joe, e tenho certeza de que ele enfrentará esse desafio com a determinação e a dignidade que sempre o definiram.” Beau Biden, filho de Joe Biden, morreu de câncer em 2015.
