Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (25) que aceitou estender o prazo para aplicação da tarifa de 50% sobre a União Europeia (UE) até 9 de julho de 2025.
Em postagem na rede social Truth Social, Trump revelou que recebeu uma ligação de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, solicitando mais tempo para negociar o impasse comercial.
“Recebi hoje uma ligação de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, solicitando uma prorrogação do prazo de 1º de junho para a tarifa de 50% sobre o comércio com a União Europeia”, escreveu Trump. “Concordei com a prorrogação — 9 de julho de 2025 — foi um privilégio fazer isso”, acrescentou.
A chefe da Comissão Europeia também comentou a conversa e afirmou que precisaria até 9 de julho para “chegar a um bom acordo”. Em postagem na rede X, ela destacou: “A UE e os EUA compartilham a relação comercial mais importante e próxima do mundo. A Europa está pronta para avançar nas negociações de forma rápida e decisiva.”
Trump havia imposto inicialmente tarifas de 20% sobre produtos da UE como parte de sua política de “tarifas recíprocas”, mas depois reduziu a taxa para 10% por um período de 90 dias.
Na semana passada, Trump sugeriu a aplicação direta da tarifa de 50% a partir de 1º de junho, alegando que o bloco europeu “tem sido muito difícil de negociar”. “Nossas conversas com eles não levam a lugar nenhum!”, escreveu Trump na sexta-feira.
Em evento na Casa Branca para assinatura de uma ordem executiva, Trump disse que não pretendia fechar um acordo com a UE antes de 1º de junho. “Eu apenas disse: está na hora de jogarmos o jogo da maneira que eu sei jogar”, afirmou.
