Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (25) que “não está satisfeito” com o presidente russo, Vladimir Putin, após Moscou lançar um número recorde de drones contra a Ucrânia, deixando 13 mortos em diferentes regiões do país.
“Não estou feliz com o que Putin está fazendo. Ele está matando muita gente, e eu não sei que diabos aconteceu com ele”, disse Trump na pista do aeroporto de Morristown, pouco antes de embarcar no Air Force One. “Conheço Putin há muito tempo. Sempre tive um bom relacionamento com ele, mas ele está lançando mísseis contra cidades e matando pessoas — e isso é algo que realmente não gosto.”
Os serviços de emergência da Ucrânia descreveram a noite como um “terror” devido à segunda rodada consecutiva de ataques aéreos russos em larga escala, inclusive contra a capital, Kiev. Os bombardeios aconteceram no mesmo momento em que Ucrânia e Rússia concluíram sua maior troca de prisioneiros desde o início da invasão em larga escala em fevereiro de 2022. Foram mil soldados e civis capturados devolvidos por cada lado.
Entre os mortos nos ataques russos mais recentes estavam duas crianças, de 8 e 12 anos, e um jovem de 17, todos da região noroeste de Zhytomyr, segundo autoridades locais. Em uma publicação no Facebook, a escola das vítimas identificou os três como Roman, Tamara e Stanislav. “A memória deles ficará para sempre conosco. Jamais perdoaremos”, escreveu a instituição.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu nas redes sociais: “Sem uma pressão verdadeiramente forte sobre a liderança russa, essa brutalidade não vai parar”. Zelensky ainda criticou a falta de reação internacional: “O silêncio dos Estados Unidos e de outros países só encoraja Putin. Sanções certamente ajudariam.”
A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, também pediu “a maior pressão internacional possível contra a Rússia para encerrar a guerra”. “Os ataques da última noite mostram mais uma vez a determinação da Rússia em causar sofrimento e destruir a Ucrânia. É devastador ver crianças entre as vítimas inocentes, feridas e mortas”, declarou.
Segundo o Exército ucraniano, 45 mísseis e 266 drones de ataque foram abatidos durante a madrugada. O porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ignat, afirmou que 298 drones foram lançados no total, o maior número já registrado. Quatro pessoas morreram na região de Khmelnytskyi, no oeste ucraniano, e outras quatro na região de Kiev. Duas pessoas também morreram na região de Mykolaiv, no sul do país. À noite, o governador local, Vitaliy Kim, informou a recuperação do corpo de uma das vítimas sob os escombros.
Os serviços de emergência ainda relataram que 16 pessoas ficaram feridas na região de Kiev — entre elas, três crianças — durante o “ataque massivo noturno”. “Vimos a rua inteira em chamas”, contou à AFP a aposentada Tetiana Iankovska, de 65 anos, moradora do vilarejo de Markhalivka, ao sudoeste de Kiev.
Por sua vez, o governo russo alegou que os bombardeios tinham como alvo o “complexo militar-industrial” da Ucrânia. Moscou também afirmou ter derrubado 110 drones ucranianos. Nos aeroportos de Moscou, voos chegaram a ser temporariamente suspensos por conta da atividade de drones ucranianos, mas não houve relatos de feridos, segundo autoridades locais.
Com informações da AFP. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
