Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da França, Emmanuel Macron, negou nesta segunda-feira (26) ter tido uma “briga doméstica” com sua esposa, Brigitte Macron, após a divulgação de imagens que viralizaram nas redes sociais. No vídeo, Brigitte aparece dando um empurrão no rosto do marido ao desembarcar no Vietnã, onde ele iniciou uma viagem pelo Sudeste Asiático.
O incidente foi registrado pela agência de notícias Associated Press no domingo à noite, quando o avião presidencial chegou a Hanói.
As imagens mostram o momento em que a porta da aeronave se abre. Atrás dela, é possível ver Macron conversando com Brigitte — cujos braços são a única parte visível — até que, repentinamente, ela empurra com força o rosto do presidente usando as duas mãos.
Surpreso, Macron se vira rapidamente e acena para a imprensa, tentando manter a naturalidade. Em seguida, o casal desce as escadas do avião. Como de costume, o presidente oferece o braço para a esposa, mas ela o ignora e apoia-se no corrimão.
O vídeo viralizou rapidamente e gerou uma enxurrada de comentários nas redes sociais.
Ao falar com jornalistas em Hanói, Macron afirmou que não houve qualquer briga e que ele e a esposa estavam apenas brincando.
“Estávamos brincando, como fazemos com frequência”, disse o presidente francês, pedindo “calma a todos” sobre a interpretação das imagens.
Macron também aproveitou para comentar sobre sua imagem pública, lembrando outro episódio em que, durante uma viagem de trem para Kiev com os primeiros-ministros da Alemanha e do Reino Unido, um lenço de papel sobre a mesa foi falsamente identificado por perfis de extrema direita como um suposto pacote de drogas.
Além disso, mencionou as críticas recentes à maneira como cumprimentou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante a cúpula europeia em Tirana.
“Para mim, foram três semanas [intensas]. Se olharmos a agenda internacional do presidente francês, de Kiev a Tirana, passando por Hanói, há quem tenha assistido a vídeos e pensado que eu estava com uma bolsa de cocaína, que confrontei o presidente turco e que agora estou brigando com minha esposa”, afirmou Macron. “Nada disso é verdade, mas os três vídeos existem. Então todo mundo precisa se acalmar e focar nas notícias reais.”
Inicialmente, o gabinete de Macron chegou a negar a autenticidade do vídeo com Brigitte, mas depois confirmou que as imagens eram verdadeiras.
Mais tarde, um assessor do presidente classificou o episódio como uma “brincadeira inofensiva” entre o casal. Outro integrante do círculo próximo minimizou o caso: “Era um momento em que o presidente e sua esposa estavam relaxando antes da visita oficial, estavam brincando”, afirmou, sob condição de anonimato. “Foi um momento de cumplicidade”, completou.
O Vietnã é a primeira parada de uma viagem de quase uma semana de Emmanuel Macron pelo Sudeste Asiático, que também inclui visitas à Indonésia e a Singapura.
(Com informações da AFP)
