Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos não vão mais recomendar a vacinação contra a Covid-19 para crianças saudáveis e mulheres grávidas. O anúncio foi feito pela administração Trump nesta terça-feira (27).
“No ano passado, o governo Biden instou crianças saudáveis a receberem mais uma dose de Covid, apesar da falta de quaisquer dados críticos para apoiar a estratégia de reforço repetido em crianças”, disse o Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., em vídeo publicado em rede social.
O comissário da Food and Drug Administration (FDA), Dr. Marty Makary, acrescentou que “não há evidências de que crianças saudáveis precisem dela hoje e a maioria dos países parou de recomendá-la para crianças”.
A medida ocorre uma semana depois que as principais autoridades de saúde sinalizaram planos para restringir o acesso à dose de reforço anual da Covid-19, que ainda é recomendada para idosos e populações em risco. Anteriormente, as vacinas contra a Covid-19 eram recomendadas para todos com seis meses ou mais.
Novas diretrizes e alinhamento com outros países
Sob a estrutura anunciada na semana passada, a administração permitirá que idosos com 65 anos ou mais e outras populações de alto risco recebam a dose de reforço da Covid, mas exigirá testes mais rigorosos para outras populações antes de recomendá-la a elas.
Kennedy e muitos de seus principais funcionários de saúde, como Makary e o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Jay Bhattacharya, há muito tempo levantam suspeitas sobre a distribuição da vacina contra a Covid-19 para populações de baixo risco.
“Moral da história: é bom senso e é boa ciência. Estamos agora um passo mais perto de cumprir a promessa [do Presidente Trump] de Tornar a América Saudável Novamente”, escreveu Kennedy no X.
O anúncio desta terça-feira alinha os EUA com outros países que apertaram as exigências para receber a vacina. Atualmente, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca e Suíça recomendam doses anuais de Covid para maiores de 65 anos, bem como para aqueles com alto risco de SARS-CoV-2. Alemanha e Holanda recomendam para maiores de 60 anos, enquanto o Reino Unido o faz para maiores de 75 e a Suécia para maiores de 80.
No início deste mês, a FDA aprovou a vacina da Novavax contra a Covid-19 para adultos com 65 anos ou mais, bem como para indivíduos entre 12 e 64 anos com pelo menos um problema de saúde significativo que os coloque em risco elevado do vírus respiratório.
