Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma forte explosão atingiu uma planta química na província chinesa de Shandong por volta do meio-dia desta terça-feira (27), segundo a emissora estatal CCTV. Colunas densas de fumaça preta eram visíveis no local.
A explosão foi tão potente que quebrou as janelas de um armazém a mais de três quilômetros da fábrica, conforme um vídeo compartilhado por um residente local. Sua casa tremeu com a explosão, e, ao se aproximar da janela, ele viu uma grande coluna de fumaça vinda do local, a mais de sete quilômetros de distância.
A explosão ocorreu na empresa química Gaomi Youdao, localizada em um parque industrial na cidade de Weifang. A empresa fabrica pesticidas e produtos químicos para uso médico, e conta com mais de 500 funcionários, segundo registros corporativos.
Vítimas e equipes de resgate
O desastre deixou cinco mortos, seis desaparecidos e 19 feridos leves, informou a agência de notícias Xinhua, citando autoridades locais.
Equipes de resgate foram enviadas ao local do incidente. O Corpo de Bombeiros local enviou mais de 230 pessoas, enquanto o Ministério de Gestão de Emergências informou ter enviado 55 veículos e 232 equipes de emergência.
Vídeos divulgados pelo jornal pequinês Xinjingbao mostraram uma gigantesca coluna de fumaça cinza subindo ao céu, um incêndio em uma área industrial e fachadas de lojas aparentemente destruídas pela explosão. Outros vídeos mostravam escombros espalhados por uma estrada, um carro com o para-brisa quebrado e chamas laranja-escuras consumindo instalações ao fundo.
A explosão na planta química da Youdao ocorreu por volta das 12h (horário local, 04:00 GMT) em Gaomi, uma cidade da província de Shandong, a cerca de 450 quilômetros a sudeste de Pequim, de acordo com a agência de notícias Xinhua. A Youdao Chemical fabrica pesticidas de baixa toxicidade e emprega cerca de 300 pessoas em instalações de 47 hectares, segundo o portal digital chinês The Paper.
Acidentes industriais são frequentes na China, onde as normas de segurança em suas inúmeras fábricas ocasionalmente não são respeitadas. Em 2015, explosões em armazéns contendo produtos químicos inflamáveis na cidade portuária de Tianjin causaram a morte de mais de 170 pessoas e ferimentos em outras 700.
