Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Donald Trump alertou neste domingo que os Estados Unidos poderiam se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã caso a escalada continue.
Embora Trump tenha previsto que Irã e Israel “farão um acordo” para pôr fim à violência mortal que viu o Estado judeu e a república islâmica trocar incontáveis mísseis desde sexta-feira, o presidente afirmou que os EUA podem se ver envolvidos se uma trégua não acontecer.
“Não estamos envolvidos nisso. É possível que possamos nos envolver. Mas não estamos neste momento envolvidos”, disse Trump à ABC News.
Trump sugeriu que seu homólogo russo, Vladimir Putin, poderia servir como mediador entre Israel e Irã, nações com as quais o Kremlin mantém relações.
“Ele está pronto. Ele me ligou sobre isso. Tivemos uma longa conversa sobre isso. Conversamos sobre isso mais do que sobre a situação dele”, disse Trump, referindo-se à guerra em curso de Putin na Ucrânia. “Isso é algo que eu acredito que será resolvido.”
Irã Contesta e EUA Autorizam Saída de Funcionários
Apesar da negação de Trump de que os EUA já estejam envolvidos no conflito no Oriente Médio, o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse a repórteres em Teerã neste domingo que é “claro que Israel tem coordenado seus ataques com o acordo e apoio dos Estados Unidos”.
“Recebemos mensagens dos EUA por vários canais nos últimos dois dias afirmando que os EUA não tiveram envolvimento e não terão envolvimento neste ataque”, disse ele. “Como eu disse, não acreditamos na alegação dos EUA.”
À medida que os ataques entre Israel e Irã escalam, o Departamento de Estado dos EUA informou ter autorizado a “saída voluntária de membros de famílias e alguns funcionários do governo dos EUA não-emergenciais” de Israel.
“Cidadãos americanos que desejam partir não devem demorar em aproveitar as opções de transporte comercial”, disse o Departamento de Estado em um memorando, acrescentando que a ordem de abrigo no local da embaixada permanece em vigor até novo aviso.
