Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para alertar os civis iranianos a evacuarem Teerã, capital do Irã, em meio à intensificação dos bombardeios israelenses contra alvos no país.
“Todo mundo deveria evacuar imediatamente Teerã!”, escreveu Trump na plataforma Truth Social, sem apresentar justificativas para o apelo. A cidade tem cerca de 10 milhões de habitantes.
A publicação ocorre em um momento de escalada militar entre Irã e Israel, que desde a madrugada de sexta-feira vêm trocando ataques. Neste mesmo dia, o Exército israelense emitiu uma advertência de evacuação para cerca de 330 mil pessoas em uma área central da capital iraniana, onde estão localizados os estúdios da TV estatal, delegacias de polícia e três grandes hospitais — incluindo um pertencente à Guarda Revolucionária do Irã. Advertências semelhantes já foram feitas por Israel antes de ofensivas em Gaza e no Líbano.
Em sua postagem, Trump também voltou a criticar o governo iraniano pela recusa em assinar um acordo nuclear.
“Irã deveria ter assinado o ‘acordo’ que lhes disse para assinarem. Que vergonha e que desperdício de vidas humanas. Em poucas palavras, IRÃ NÃO PODE TER ARMAS NUCLEARES”, declarou. “Já disse isso uma e outra vez!”
Mais cedo, durante a Cúpula do G7 no Canadá, Trump afirmou estar “em constante contato” com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e que está conversando com “todos”.
“Dei ao Irã 60 dias e eles disseram que não. E no dia 61, já viram o que aconteceu”, afirmou, em referência ao ataque israelense que destruiu instalações nucleares, militares e científicas no Irã, e deixou mortos entre altos oficiais e cientistas do regime iraniano.
Apesar do ataque, Trump disse acreditar que um acordo será assinado.
“Acho que o acordo será assinado ou algo acontecerá, mas um acordo será assinado. O Irã está basicamente na mesa de negociação. Eles querem chegar a um acordo.”
O presidente evitou responder se deseja um “mudança de regime” no Irã, mas reforçou seu objetivo:
“O que quero é que o Irã não tenha armas nucleares, e estamos no caminho para conseguir isso.”
Questionado sobre a possibilidade de impor novas sanções à Rússia, como deseja a União Europeia, Trump mostrou resistência.
“Vamos ver, a Europa ainda não fez isso”, disse, ponderando que “as sanções custam muito dinheiro aos Estados Unidos”, embora tenha acrescentado logo depois: “O dinheiro não é a questão.”
Ele ainda lamentou o prolongamento da guerra na Ucrânia:
“A cada semana morrem 5 mil jovens, tanto russos quanto ucranianos. Se pudermos parar isso, eu ficaria muito feliz.”
Trump finalizou voltando a criticar seu sucessor, Joe Biden, a quem responsabiliza por permitir a invasão russa à Ucrânia: “uma estupidez”.
