Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Trump respondeu nesta segunda-feira (23) ao ataque do Irã à base aérea dos EUA em Al Udeid, no Catar, classificando a retaliação de Teerã como “fraca” antes de apelar por “Paz e Harmonia”, incluindo com Israel.
“O Irã respondeu oficialmente à nossa Obliteration de suas Instalações Nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos, e contra-atacamos com muita eficácia. Foram disparados 14 mísseis — 13 foram derrubados, e 1 foi ‘liberado’, porque estava indo em uma direção não ameaçadora. Tenho o prazer de informar que NENHUM americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado”, disse Trump no Truth Social.
O presidente também revelou que os EUA receberam aviso prévio sobre o ataque, pelo qual agradeceu ao Irã, pois isso permitiu que não houvesse vítimas na base. Ele acrescentou: “Mais importante, eles tiraram tudo de seu ‘sistema’, e haverá, esperançosamente, nenhum ÓDIO adicional. Quero agradecer ao Irã por nos dar aviso prévio, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”.
Trump então sinalizou para que todas as partes recuassem em um conflito que arrastou os EUA a atacar as três instalações nucleares do Irã, após uma campanha de dias de Israel que continua a atacar dentro do país. “Talvez o Irã possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e encorajarei entusiasticamente Israel a fazer o mesmo. Obrigado pela sua atenção a este assunto!”
O presidente agradeceu ao Catar em uma segunda declaração por “buscar a Paz para a Região” e acrescentou que, embora nenhuma tropa dos EUA tenha sido ferida, “também não houve cataris mortos ou feridos”. “PARABÉNS MUNDO, É HORA DA PAZ!”, acrescentou Trump em outra postagem no Truth Social.
Os ataques à base no Catar ocorreram enquanto Trump se reunia com sua equipe de segurança nacional para discutir a situação no Oriente Médio. A resposta iraniana veio após os ataques dos EUA a três das instalações nucleares do país durante o fim de semana. Após os ataques, um porta-voz do Ministro das Relações Exteriores do Catar disse em um comunicado que as defesas aéreas do Catar “frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos”.
Além disso, o Departamento de Defesa informou que os ataques iranianos foram de mísseis balísticos de curto e médio alcance e não relatou vítimas na manhã de segunda-feira. Autoridades catarianas haviam fechado o espaço aéreo do país em antecipação aos ataques, citando “preocupação com a segurança de cidadãos, residentes e visitantes”, e a Embaixada dos EUA no Catar também havia aconselhado os cidadãos americanos no país a “procurar abrigo até novo aviso”.
Líder Supremo do Irã Ali Khamenei quebra o silêncio após ataques a bases americanas
