Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O papa Leão XVI fez neste domingo (3) um forte apelo pela paz ao encerrar o Jubileu da Juventude, evento que reuniu mais de um milhão de pessoas em Tor Vergata, na periferia de Roma. Em seu discurso, o pontífice expressou solidariedade aos jovens afetados por guerras em todo o mundo, com destaque para os que vivem em Gaza e na Ucrânia.
“Estamos com os jovens de Gaza e com os jovens da Ucrânia! Com todos aqueles países ensanguentados pela guerra”, declarou o papa, sob aplausos da multidão, pouco antes da oração do Ângelus.
Leão XVI destacou que a enorme participação no encontro é um sinal de que “outro mundo é possível”. Segundo ele, os jovens presentes representam a esperança de um futuro baseado na fraternidade e no diálogo, e não na violência: “Vocês são a prova de que um mundo diferente, de amizade e fraternidade, é possível. Um mundo onde os conflitos não se resolvam com armas, mas com diálogo”.
Em espanhol, o pontífice acrescentou: “Sim, com Cristo é possível! Com seu amor, com seu perdão, com a força do seu Espírito”.
O papa também prestou uma homenagem emocionada a duas jovens peregrinas, a espanhola María e a egípcia Pascale, que faleceram a caminho do Jubileu: “Um pensamento especial para María e Pascale”, disse ele, lembrando os perigos que muitos enfrentam para viver sua fé.
Durante sua fala, Leão XVI dirigiu conselhos à juventude, como a importância de desconfiar das “lógicas comerciais” das redes sociais e de buscar relações autênticas. Ele incentivou os jovens a se tornarem “missionários da paz”, engajados na construção de “um mundo mais humano”.
O Jubileu da Juventude marcou o início simbólico do Ano Santo de 2025, tradicionalmente celebrado pela Igreja Católica a cada 25 anos. Embora tenha sido iniciado pelo falecido papa Francisco, coube a Leão XVI dar continuidade às celebrações. A presença do antecessor, muito querido pela juventude, foi lembrada com emoção. Em sua homilia, Leão XVI prestou tributo a Francisco, citando uma de suas frases marcantes: “Não nos alarmemos se nos sentimos sedentos, inquietos, incompletos, desejosos de sentido. Não estamos doentes, estamos vivos!”
O pontífice encerrou o encontro convidando os jovens para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Seul, na Coreia do Sul, entre 3 e 8 de agosto de 2027. “Jovens peregrinos da esperança, vocês serão testemunhas até os confins da Terra. Vejo vocês em Seul! Vamos continuar sonhando e esperando juntos”, concluiu.