Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela divulgou imagens de exercícios militares realizados na ilha de La Orchila, no Caribe, em resposta às crescentes tensões com os Estados Unidos. O vídeo, publicado pelo Ministério da Comunicação, mostra as manobras “Caribe Soberano 200”, nas quais participaram mais de 2.300 militares, além de navios de guerra, caças Sukhoi-30, helicópteros e veículos anfíbios.
As operações, que duraram três dias, ocorreram após incidentes armados no Mar do Caribe que aumentaram o confronto entre os dois países. Segundo o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, foram utilizados mísseis “anti-navio” e mísseis Igla-S.
As manobras militares são vistas como uma demonstração de força contra o que as autoridades venezuelanas chamam de “aumento da ameaça estrangeira”. O almirante Ashraf Suleimán Gutiérrez, responsável pela defesa marítima, explicou que as imagens visam mostrar disciplina e força.
Padrino López afirmou que os exercícios foram um sucesso e acusou os Estados Unidos de manter uma presença militar na região para “intimidação”. Ele denunciou ainda uma “guerra não declarada” e o assassinato de pessoas no Mar do Caribe por forças americanas.
Do outro lado, o presidente americano, Donald Trump, negou ter planos para “mudança de regime” na Venezuela. Ele justificou o envio de navios de guerra e mais de 4.500 soldados para o Caribe como parte da luta contra o narcotráfico. Trump acusa Maduro de liderar cartéis de drogas e elevou a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões. A administração americana afirma que o envio de militares e equipamentos tem como objetivo interceptar carregamentos de drogas vindos da Venezuela.
O vídeo oficial divulgado pela Venezuela mostra lançamentos de mísseis, bombardeios controlados e o desembarque de tanques anfíbios. A ditadura de Maduro alega que o objetivo da preparação militar é prevenir uma suposta invasão que busca a mudança de regime em Caracas. A Venezuela sustenta que a verdadeira intenção dos EUA é impor um governo favorável aos interesses de Washington.