Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (10) impedir a inauguração da Gordie Howe International Bridge, que ligará Detroit, em Michigan, a Windsor, em Ontário, Canadá, caso Ottawa não negocie com Washington sobre tarifas e a exclusão de produtos americanos.
Em uma longa publicação na rede social Truth Social, Trump acusou o Canadá de se aproveitar dos Estados Unidos por meio de práticas comerciais desleais e de se aproximar da China.
“Não permitirei que essa ponte seja inaugurada até que os Estados Unidos sejam totalmente compensados por tudo o que demos a eles e, mais importante, até que o Canadá trate os Estados Unidos com a justiça e o respeito que merecemos”, escreveu o presidente.
A ponte, que ainda está em construção, leva o nome do lendário jogador canadense de hóquei no gelo Gordie Howe, que atuou pelo Detroit Red Wings. Trump afirmou que o governo canadense avançou na obra “com praticamente nenhum conteúdo americano” e criticou o uso de aço e outros produtos que deveriam ser produzidos nos EUA.
O presidente citou ainda a retirada de bebidas alcoólicas americanas das prateleiras em Ontário e acusou o Canadá de se beneficiar de políticas comerciais americanas. Segundo Trump, o governo canadense espera que os EUA simplesmente “permitam que eles se aproveitem da América”, sem oferecer contrapartidas.
Trump também alertou que a aproximação do Canadá com a China poderia prejudicar o hóquei no gelo, esporte nacional do país: “A primeira coisa que a China fará é acabar com todo o hóquei no gelo no Canadá e eliminar permanentemente a Stanley Cup”.
Além disso, Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam começar imediatamente as negociações e reivindicou, em tom crítico, que Washington poderia ter direito a pelo menos metade do ativo, considerando tudo o que os EUA ofereceram ao Canadá.