Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A batalha legal entre o Twitter e Elon Musk sobre a decisão do presidente-executivo da Tesla de encerrar sua aquisição de US$ 44 bilhões da gigante da mídia social ocorrerá em outubro, de acordo com a decisão de um juiz na terça-feira (19). A decisão concede o cronograma acelerado para o caso.
O Twitter solicitou que o processo fosse acelerado porque o acordo de fusão com Musk termina em 25 de outubro.
O Twitter processou o homem mais rico do mundo, segundo a lista de bilionários da Forbes – na tentativa de forçá-lo a concluir a compra da empresa, depois que ele declarou no início de julho que estava se declinando do acordo.
“A realidade é que o atraso traz danos irreparáveis” ao Twitter, disse a chanceler do tribunal, Kathaleen McCormick.
Os advogados de Musk e do Twitter alegaram nesta terça-feira (19) que seus oponentes tinham segundas intenções para os prazos que buscavam.
William Savitt, advogado da Wachtell, Lipton, Rosen & Katz, que representa o Twitter, acusou Musk de atrasar o processo judicial na esperança de aumentar sua alavancagem de negociação ou afundar completamente o acordo com o Twitter.
“A empresa enfrenta um risco cada vez maior, especificamente pela suspensão do acordo de fusão – e é por design”, disse Savitt.
“O Sr. Musk foi e continua contratualmente obrigado a usar seus melhores esforços para fechar este acordo”, acrescentou Savitt. “O que ele está fazendo é exatamente o oposto dos melhores esforços. É uma tentativa de sabotagem.”
Andrew Rossman, advogado de Musk e sócio-gerente da Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, rebateu a alegação. Em vez disso, ele argumentou que o Twitter procurou acelerar o caso para impedir que Musk e seus representantes avaliem a estimativa da empresa em um arquivamento da SEC de que menos de 5% das contas na plataforma são contas de bot ou falsas.
“Não há razão para tentar fazer isso em dois meses, exceto por um. A única razão é que o Twitter quer fazer é continuar a ocultar a questão de menos de 5% de spam e representação de contas falsas”, disse ele.
“O tempo que for necessário para concluir este acordo e forçar Musk a fechar”, acrescentou.
“A proposta do Twitter para a expedição extrema se baseia na falsa premissa de que a Data de Rescisão no acordo de fusão é 24 de outubro, omitindo que esta data é automaticamente suspensa se qualquer uma das partes entrar com ação judicial. Simulação do julgamento de setembro”, escreveu Alex Spiro, advogado de Musk, em um processo judicial na sexta-feira.
O Tribunal da Chancelaria de Delaware determinará se Musk continua obrigado a comprar o Twitter.
Musk afirmou que o Twitter não divulgou o número de contas falsas na plataforma. O Twitter disse que 5% dos usuários ativos são bots, mas Musk disse acreditar que o número é maior.
“Após a assinatura, os réus prontamente procuraram entender o processo do Twitter para identificar contas falsas ou de spam. Em uma reunião de 6 de maio com executivos do Twitter, Musk ficou pasmo ao saber o quão escasso era o processo do Twitter”, disse o documento de Musk.