A Amazon anunciou na terça-feira um novo chatbot chamado Q, voltado para uso corporativo. O produto, anunciado na conferência Reinvent da Amazon Web Services em Las Vegas, representa o mais recente esforço da empresa para desafiar a Microsoft e o Google no mercado de software de produtividade.
O Q tem o nome do personagem de mesmo nome nos filmes de James Bond ou do personagem Q nos programas de televisão Star Trek, dependendo de qual executivo da AWS você perguntar.
Uma versão prévia do Q já está disponível e vários de seus recursos estão disponíveis gratuitamente. Assim que o período de visualização terminar, um nível para usuários corporativos custará US$ 20 por pessoa, por mês. Uma versão com recursos adicionais para desenvolvedores e profissionais de TI custará US$ 25 por pessoa, por mês. O Copilot para Microsoft 365 e o Duet AI para Google Workspace para trabalhadores empresariais custam US$ 30 por pessoa, por mês.
Inicialmente, o Q pode ajudar as pessoas a compreender os recursos da AWS e solucionar problemas. As pessoas poderão conversar com ele em aplicativos de comunicação como o Salesforce Slack e aplicativos de edição de texto para desenvolvedores de software, disse Adam Selipsky, CEO da AWS, no palco do Reinvent. Ele também aparecerá no Management Console online da AWS. O Q pode fornecer citações de documentos para respaldar suas respostas no chat.
A ferramenta pode fazer alterações automaticamente no código-fonte para que os desenvolvedores tenham menos trabalho a fazer, disse Selipsky. O serviço será capaz de se conectar a mais de 40 sistemas corporativos, disse ele. Como resultado, com o Q, as pessoas podem discutir informações armazenadas no Microsoft 365, Dropbox, Salesforce e Zendesk, juntamente com o serviço de armazenamento de dados S3 da AWS. As pessoas também poderão fazer upload e fazer perguntas sobre documentos enquanto interagem com o Q.
“O AWS Q será um divisor de águas para os clientes da AWS que têm uma infinidade de opções de serviços, muitas vezes sobrepostas para navegar”, escreveu Steven Dickens, vice-presidente e líder de prática do Futurum Group, uma empresa de pesquisa do setor de tecnologia. “A AWS resistiu ao impulso de criar um assistente de IA para cada serviço de seu portfólio e, como resultado, espero ver o Q se tornar amplamente adotado nos próximos meses, tanto por desenvolvedores quanto por administradores de nuvem”.
A Amazon introduziu vários aplicativos para usuários finais ao longo dos anos. Existem ferramentas para gerenciar cadeias de suprimentos, e-mail, mensagens criptografadas, videochamadas, atendimento ao cliente e divulgação de marketing. Nenhum foi um grande sucesso, e grande parte da receita gerada pela AWS vem de serviços básicos de computação e armazenamento.
Os administradores poderão determinar se o Q pode responder às perguntas das pessoas sobre tópicos gerais, disse Deepak Singh, vice-presidente da AWS.