Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Han Jong-hee, codiretor executivo da Samsung Electronics, faleceu nesta terça-feira (24), aos 63 anos, devido a um infarto, conforme informado por um porta-voz da gigante tecnológica sul-coreana.
Nascido em 1962, Han esteve à frente das divisões de eletrônicos de consumo e dispositivos móveis da Samsung desde 2022. Nesse mesmo ano, foi nomeado vice-presidente e codiretor executivo da empresa, além de integrar o conselho administrativo. Han iniciou sua trajetória na Samsung em 1988, após concluir sua graduação em engenharia elétrica pela Universidade de Inha.
Antes de liderar as unidades de eletrônicos e dispositivos, Han comandou a operação de displays, uma área fundamental para a estrutura tecnológica do grupo. De acordo com o porta-voz da empresa, Han faleceu enquanto recebia cuidados médicos durante um período de descanso. Ainda não foi definido quem assumirá seu posto na empresa.
A morte de Han ocorre em um momento difícil para a Samsung, que enfrenta uma crescente concorrência no mercado global de smartphones e produtos eletrônicos, especialmente de empresas chinesas. A companhia também perdeu recentemente a liderança no mercado mundial de celulares para a Apple.
Na semana passada, Han presidiu a assembleia de acionistas da Samsung, onde ele e outros executivos foram questionados pelos investidores devido ao desempenho insatisfatório das ações da empresa em 2024. A Samsung foi uma das empresas de tecnologia com pior desempenho no mercado, especialmente por não ter aproveitado o boom global da inteligência artificial.
Durante a reunião, Han pediu desculpas aos acionistas, reconhecendo que o desempenho da empresa não atendeu às expectativas. “Acima de tudo, desejo expressar minhas mais sinceras desculpas, pois o desempenho recente de nossas ações não esteve à altura de suas expectativas. Durante o último ano, nossa companhia não conseguiu responder adequadamente ao mercado de semicondutores de IA, que evolui rapidamente”, afirmou Han, conforme a transcrição oficial da reunião.
