Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A companhia aérea Gol anunciou nesta sexta-feira (6) que concluiu seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o chamado Chapter 11. A ação, iniciada em 2023, foi encerrada após a empresa reunir US$ 1,9 bilhão, conforme exigido pela Justiça americana.
Em comunicado à imprensa, o CEO da empresa, Celso Ferrer, afirmou que a Gol passou por um processo de reestruturação que incluiu a racionalização da frota, otimização de custos e redesenho da malha aérea. Segundo ele, a empresa está pronta para iniciar uma nova fase de crescimento.
“Hoje somos significativamente mais fortes. Racionalizamos nossa frota, otimizamos nossos custos, redesenhamos nossa malha, aprimoramos nosso foco operacional e impulsionamos nossa eficiência administrativa […]. Estamos prontos para aproveitar as oportunidades que vemos no horizonte”, disse Ferrer.
Com a conclusão do processo, a companhia aérea planeja retomar, até 2026, o mesmo nível de capacidade de voos que possuía antes da pandemia de covid-19. A meta é ampliar a frota para até 167 aeronaves até 2029, mantendo o modelo padronizado Boeing 737 Max. A empresa também estuda a criação de novas rotas, tanto no Brasil quanto no exterior.
O processo de recuperação judicial permite que empresas endividadas reorganizem suas finanças com a supervisão da Justiça. Durante esse período, há carência no pagamento das dívidas, e a companhia deve apresentar um plano de reestruturação aos credores.
