Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Segundo um levantamento da Serasa Experian, o número de consumidores inadimplentes chegou a 61,8 milhões em 2018.
A fim de encontrar uma solução para quitar as dívidas, os brasileiros endividados costumam procurar por um empréstimo sem burocracia.
Isso porque muitas vezes todas as exigências impostas pelos bancos podem ser um empecilho na hora de contratar esse tipo de serviço, principalmente se você não fizer parte de sua cartela de clientes.
Atualmente, as fintechs oferecem serviços financeiros, como o empréstimo online urgente, de maneira muito mais simplificada. Continue a leitura para entender melhor!
Afinal, existe mesmo empréstimo sem burocracia?
Solicitar crédito não depende mais de esperar longos tempos em filas no banco, com uma pilha de papéis. Hoje em dia, você tem a opção de fazer tudo (ou quase tudo) pela internet.
O que é necessário?
Normalmente, os documentos solicitados para análise de crédito são: comprovante de residência atualizado, carteira de identidade (RG, cadastro de pessoa física – CIC ou CPF) e comprovantes de residência e renda.
Além de requisitar essa documentação, as empresas também podem fazer consultas do seu histórico financeiro em órgãos de proteção, como SPC e Serasa.
O que pode parecer uma burocracia na hora de pedir um empréstimo é, na verdade, uma garantia de idoneidade do processo.
No entanto, você precisa ficar atento; mesmo dentro dos parâmetros legais, você encontra diferenças significativas de taxas de juros entre as empresas e modalidades de empréstimo disponíveis.
Então, se está à procura de empréstimo sem burocracia, fique ligado nas alternativas que selecionamos para você.
1. Empréstimo Pessoal online
O procedimento para solicitar esse tipo de crédito é bem simplificado em algumas fintechs. Depois de proceder com a simulação de empréstimo online, você já preenche seus dados, anexa os documentos solicitados, aceita os termos de contrato e confirma o pedido.
Em seguida, a empresa faz uma análise criteriosa por meio de algoritmos que podem avaliar seu score de crédito e outras informações relevantes.
Caso esteja tudo em ordem, depois de dois dias o dinheiro já estará liberado. Porém, com o número crescente de fintechs no Brasil, é importante ficar atento a golpes e fraudes.
Por isso, nunca pague nenhum boleto ou transfira qualquer quantia antes de ter seu empréstimo liberado, nem mesmo se for relativo a taxas administrativas.
2. Crédito pré-aprovado
Essa é uma categoria de empréstimo que as instituições disponibilizam, com base no seu perfil de crédito e relacionamento. Ela também é relativamente simples de contratar.
Você pode solicitar no caixa eletrônico, no aplicativo do banco, internet banking ou por telefone.
Se você tem o nome “limpo” na praça e bom histórico de pagamento de dívidas, é provável que já tenha crédito pré-aprovado.
Contudo, fique atento: apesar de ser um empréstimo sem burocracia, essa modalidade costuma ter taxas de juros muito altas e não é possível fazer nenhum tipo de negociação.
Isso significa que, apesar de o dinheiro sair de forma rápida, todos os detalhes do contrato são determinados pelo banco, sem possibilidade de alteração.
3. Home Equity
Outra modalidade de crédito que pode ser extremamente atrativa é o home equity (ou também conhecido empréstimo com garantia de imóvel). Esse é um tipo de empréstimo sem burocracia excessiva, com um dos menores juros do mercado.
Na empresa CashMe, por exemplo, a taxa mensal praticada é de 1,28% a.m. + IPCA, o que totaliza menos de 2% a.m..
Para contratar esse tipo de crédito, é necessário um imóvel como garantia de pagamento. A quantia solicitada pode chegar a até 60% do valor do bem e você pode usar o dinheiro para qualquer finalidade.
Como funciona?
Cada empresa tem seus próprios procedimentos, mas na CashMe funciona assim:
1 – Você faz uma simulação online e envia os seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovantes de estado civil, residência e renda), do dono do imóvel (caso seja um terceiro) e a documentação do imóvel;
2 – A empresa avalia todos os documentos apresentados;
3 – Se estiver tudo certo, uma empresa terceira efetua a avaliação do imóvel;
4 – Depois, é hora de assinar o contrato de alienação fiduciária e registrá-lo em cartório – o registro costuma levar em torno de 15 dias quando tudo ocorre conforme esperado;
5 – Assim que acontece o registro, o dinheiro é liberado em sua conta.
A documentação do imóvel (como matrícula do bem e inscrição cadastral do Imposto Predial e Territorial Urbano – o IPTU), também é exigida pelo cartório e precisa estar regularizada.
Algumas empresas se encarregam de buscar esses documentos em seu lugar, mas isso não é uma regra.
Mas, afinal, esse é um tipo de empréstimo sem burocracia?
É irreal pensar que exista um empréstimo sem burocracia. Por isso, antes de decidir qual a melhor categoria, não deixe que essas aparentes complexidades te impeçam de procurar os serviços com os menores juros e com soluções mais adequadas ao seu perfil.
Parte desses procedimentos listados acima são requisitos legais e servem, entre outras coisas, para garantir a lisura do processo. Dessa forma, se tem a certeza que seus direitos estão sendo respeitados.
Vale lembrar que, o processo de contratação do home equity, tem se tornado mais simples, à medida que essa opção ganha popularidade no mercado.
Ficou interessado? Então faça uma simulação sem compromisso!