Política

TSE defende que urnas são confiáveis e reconhecidas por eficiência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defendeu nesta terça-feira (10), em nota, que o sistema eletrônico de votação (urnas) utilizado no Brasil é de confiança.

A nota foi divulgada após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que tem provas de que houve fraude nas urnas nas eleições de 2018, no 1º turno.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O TSE afirmou “absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização. Existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato”.

O Tribunal ainda salientou que “o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade” e que “embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A nota finaliza dizendo que as eleições sem fraudes foram uma “conquista da democracia no Brasil, e o TSE garantirá que continue a ser assim”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile