Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro Celso de Mello, do Supremo Trubunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (23) mandar para 1ª instância o inquérito que apura se o ex-ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, cometeu crime de racismo ao utilizar o personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, para falar que a China sairia fortalecida da pandemia da covid-19.
De acordo com Celso de Mello, como Weintraub foi exonerado, não é mais competência do STF analisar a acusação. Ele pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR), de Augusto Aras, indique que órgão do Ministério Público (MP) na primeira instância dará continuidade ao inquérito.
No início de abril, o ex-ministro postou em sua conta pessoal no Twitter uma capa do gibi da Turma da Mônica, em que aparece a bandeira da China e a Muralha, e escreveu, como o personagem Cebolinha, uma mensagem em que troca a letra R pelo L.
“Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PedeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, postou o ministro, ironizando a China.