Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em coletiva de imprensa Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, saiu em defesa nesta quarta-feira (29) do ministro e presidente do STF, Dias Toffoli. O parlamentar concordou com o magistrado sobre a proposta de que juízes e membros do Ministério Público só possam concorrer a cargos políticos oito anos após deixarem a magistratura.
O ministro apresentou a ideia hoje, porém ela ainda precisa passar por uma avaliação do Congresso para ser aprovada e colocada em prática.
Maia destacou que “a estrutura do Estado não pode ser usada como trampolim pessoal. Essa transição entre uma carreira de Estado e as eleições precisa ter um prazo”.
“O presidente Toffoli conhece a engrenagem do Poder Judiciário melhor do que eu, e propôs 8 anos. É um prazo longo, são dois mandatos. Não discuto prazo, mas o presidente Toffoli conhece a política, se faz a proposta o parlamento deve ouvir e decidir por 8, 6, 4 anos, é uma decisão do plenário.” concluiu o parlamentar.
O presidente da Câmara ainda avaliou que até 2022, essa pauta estará “madura”:
“A gente quase votou antes da pandemia, mas com a chegada da pandemia essa pauta ficou para um segundo momento.” afirmou.