Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governador tucano de São Paulo, João Doria, defendeu nesta quarta-feira (23) a obrigatoriedade da vacina para a Covid-19 no Brasil. Segundo Doria, a razão é prática e está relacionada à necessidade de imunizar um grupo amplo de pessoas para que a vacina seja eficaz.
“Há uma razão até prática e óbvia para isso. Diante de uma pandemia, não faz razão, não faz sentido, você vacinar uns e não vacinar outros. Pessoas não vacinadas podem ser infectadas. E sendo infectadas, podem transmitir o vírus da Covid-19 e infelizmente podem falecer”, disse o governador em entrevista à CNN.
Doria afirmou ainda que “a vida é mais importante do que qualquer ideologia” e que a origem da vacina — no caso da Coronavac, testada em São Paulo, chinesa — não deve ser um empecilho para a imunização.
“Você não toma uma vacina pelo fato de ela ser francesa, inglesa, chinesa ou portuguesa. Você toma uma vacina, desde que aprovada pelo seu órgão regulador, porque ela salva a sua vida”, argumentou.
Doria afirmou estudar as medidas legais para a obrigatoriedade e disse estar respaldado em um decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que trata da possibilidade de que tratamentos e vacinas para a Covid-19 possam ser obrigatórios.
“Eu vi uma manifestação do presidente contrária à isso [obrigatoriedade da vacina], mas ele precisaria revogar o decreto que ele mesmo assinou”, disse o tucano que afirmou que eventual exceção deve abarcar apenas pessoas com problemas médicos que as impeçam de ser vacinadas.