Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A candidata do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, fez um insulto racista contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. O ataque foi feito após a petista ter seu no nome retirado da lista de Personalidades Negras da Fundação.
Camargo alegou que a decisão foi tomada por Benedita responder a um processo por improbidade administrativa. Ela também teve seus bens bloqueados pela Justiça.
Em video divulgado em suas redes sociais, a petista usou o termo racista “Capitão do Mato” para atacar Camargo, que disse que vai levar as declarações de Benedita para seu advogado.
“Benedita da Silva me chama de “Capitão do Mato”, expressão que, no entendimento da Justiça, configura injúria racial. Há precedente. Ciro Gomes foi condenado por usar o mesmo insulto racista contra Fernando Holiday. Levarei as declarações da deputada à análise do meu advogado”, afirmou o presidente da Fundação Palmares.
No ano passado, o pedetista Ciro Gomes usou o mesmo termo racista contra o vereador de São Paulo, Fernando Holiday, e foi condenado a penhorar um carro de luxo pela ofensa.
Os “capitães-do-mato” eram negros que perseguiam escravos fugitivos. Além da caça aos escravos, os capitães também eram orientados a destruírem qualquer quilombo que encontrassem.