Política

Lewandowski nega pedido da OAB para acessar mensagens roubadas da Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou conceder ao Conselho Federal da OAB acesso às mensagens roubadas da Operação Lava Jato.

Depois que Lewandowski determinou o compartilhamento do material com a defesa do petista condenado Lula, a OAB entrou com um pedido na tentativa de conseguir a extensão do benefício.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O argumento do órgão foi o de que o acesso às conversas permitiria apurar possíveis violações de prerrogativas de advogados.

No entanto, na avaliação de Lewandowski, não é possível atender ao requerimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Até mesmo o acesso deferido ao reclamante [Lula] ficou circunscrito aos dados que lhe digam respeito, direta ou indiretamente, ou possam, de alguma forma, ser úteis à sua defesa”, explicou em despacho na última segunda-feira, 15.

No mesmo dia, ele também negou um pedido idêntico feito pelo deputado federal Rui Costa (PT-SP). O parlamentar queria acesso ao material para que a Câmara dos Deputados pudesse ‘fiscalizar a conduta dos integrantes da Lava Jato’.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes disso, Lewandowski já havia rejeitado solicitações semelhantes apresentadas pelas defesas do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

A decisão do ministro que ordenou o compartilhamento das conversas com Lula foi confirmada pela Segunda Turma do STF na semana passada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile