Política

STF pauta para semana que vem julgamento que pode tornar Ciro Nogueira réu

Uma denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que já conta com dois votos para torná-lo réu por obstrução de Justiça, deve ter a apreciação concluída entre os próximos dias 13 e 20 de agosto pelo plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia diz respeito a suposto crime cometido entre agosto de 2017 e março de 2018, quando o presidente do PP teria atuado com o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) para comprar o silêncio de um ex-assessor parlamentar, fazendo com que ele desmentisse depoimento que havia dado à Polícia Federal (PF).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apresentada pela ex-procuradora-geral Raquel Dodge em junho de 2018, a denúncia estava presa na burocracia da Corte até fevereiro deste ano, quando Gilmar Mendes liberou o texto para votação três anos após ter pedido vista (mais tempo para analisar).

O julgamento chegou a ser marcado para o dia 23 de fevereiro, mas não ocorreu e agora foi remarcado. Antes de Gilmar pedir vistas, a ministra Cármen Lúcia e o relator da ação, ministro Edson Fachin, votaram pelo recebimento da denúncia, para tornar réu o novo ministro do governo Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Faltam votar, além do próprio Gilmar Mendes, os ministros Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile