Política

2° Turma do STF desbloqueia bens de Lula em processos da Lava Jato

Nesta sexta-feira (26), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou  (26), os bloqueios de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tinham sido definidos em processos ligados à operação Lava Jato.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por três votos a um, os ministros da 2ª Turma entenderam que o juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que decidiu pelo bloqueio do patrimônio do petista em processos relacionados ao triplex do Guarujá (SP), “afrontou” a decisão do Supremo que julgou a Vara de Curitiba incompetente para julgar Lula.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro Ricard Lewandowski disse que a Justiça Federal de Curitiba não poderia “emitir mais qualquer juízo de valor a respeito delas, inclusive acerca da manutenção do bloqueio dos ativos do reclamante [ Lula]”.

O voto de Lewandowski  foi seguido por Nunes Marques e Gilmar Mendes. O ministro Edson Fachin, que reconheceu a incompetência de Curitiba para os casos de Lula e anulou as condenações, divergiu dos colegas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fachin entendeu que, não houve violação da ordem do STF por Bonat, uma vez que os elementos foram compartilhados na Justiça e não houve ofensa aos direitos de Lula.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile