Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai lançar nesta segunda-feira (13) novos modelos de urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022. A informação foi dada pela rádio CBN.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, visita na manhã desta segunda-feira uma fábrica de urnas de Manaus. A visita é na Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia.
A empresa foi vencedora da licitação realizada para a fabricação de urnas eletrônicas das eleições de 2020 e não houve novo certame este ano.
É na capital do Amazonas que são produzidos os módulos que vão compor as urnas modelo UE2020. A linha de produção do Grupo Positivo – que venceu a licitação e vai fabricar 225 mil urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições de 2022, – segue rigorosos padrões de segurança.
De acordo com o TSE, as urnas que estão em processo de fabricação são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade.
Em novembro, Barroso anunciou que dos 29 planos de ataque às urnas eletrônicas durante a semana de testes, cinco deles encontraram “achados”, ou seja, algum ponto que pode ser aperfeiçoado.
Em maio, esses mesmos casos serão analisados novamente.