Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta quarta-feira (23), o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, afirmou que a Justiça Eleitoral irá responder de forma implacável a ofensas injustificadas que disserem respeito ao sistema eleitoral.
Fachin deu a declaração em sua primeira entrevista coletiva como novo presidente da Corte, cargo que ocupará até agosto.
Durante a entrevista, o também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) disse esperar que não haja ofensas ao TSE, mas que, se houve, o tribunal responderá.
“Se houver ofensas injustificadas à Justiça Eleitoral, nós vamos responder e seremos implacáveis”, afirmou.
Na entrevista coletiva desta quinta, Fachin foi questionado sobre essas declarações de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.
O novo presidente do TSE respondeu que há fatos na seara política e que, como juiz, deve separar o que é política do que está na esfera jurídica.
“Não se refere exatamente a uma pessoa. Propagar e fomentar a intervenção militar é um fato. Tratar do fechamento de um dos tribunais do país é um fato. Dirigir-se a ministro do STF com determinadas expressões verbais que são irrepetíveis é um fato. Portanto, há esse conjunto de fatos que estão em alguma medida na arena e na seara da política”, disse.