Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (22), o Senado Federal a Frente Parlamentar pelo Desarmamento, criada há mais de um ano. Na ocasião, parlamentares devem definir a comissão executiva, entre outros atos da frente, que deve mudar de nome para Frente Parlamentar pelo Controle de Armas, pela Paz e pela Vida. A frente foi criada em abril de 2021 com o objetivo de formular projetos sobre armas.
As articulações foram feitas principalmente pelos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA), autora do pedido de criação, e Eduardo Girão (Podemos-CE).
A Frente é criada no momento em que o Congresso discute vários projetos para flexibilizar o Estatuto do Desarmamento. Um deles está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e facilita a obtenção do porte de armas de fogo para caçadores, atiradores e colecionadores, os “CAC’s”. Em entrevista ao Conexão Senado, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que as expectativas dos trabalhos da Frente, comenta as ameaças sofridas por senadores que se posicionaram contra o projeto dos CAC’s. Girão disse não ser contra o porte de armas, mas acredita que a retirada de mecanismos de controle na lei também retira a segurança dos cidadãos.
A matéria é relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).