Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A defesa do deputado federal Daniel Silveira pediu a suspeição de nove dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para o julgamento do parlamentar, marcado para 20 de abril.
No julgamento da Corte, a tendência é a de que os ministros do STF decidam pela condenação e inelegibilidade de Silveira. Segundo ministros ouvidos em reservado, o tribunal quer deixar claro, mais uma vez, que não vai tolerar “retrocessos e desrespeito”.
Silveira é réu no STF por criticar ministros do STF em vídeo divulgado nas redes sociais.
Na ação, o deputado pede a suspeição dos ministros Alexandre de Moraes (relator da ação), Luiz Fux, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Roberto Barroso e Edson Fachin.
Em 1º de abril, o STF formou maioria a favor das medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao deputado após o parlamentar ter se recusado a colocar tornozeleira eletrônica.
Dos 11 ministros da Corte, apenas Kassio Nunes Marques e André Mendonça foram contrários às medidas.
“Há prática de perseguição pessoal pelo relator e referendo de decisão ilegal com graves ofensas às prerrogativas, devido processo legal, contraditório e ampla defesa, que caracterizam razões para duvidar da lisura e imparcialidade de quaisquer atos praticados pelos 9 ministros supracitados”, disse a defesa.