Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista à revista americana Time, o ex-presidiário Lula (PT) afirmou que os líderes dos EUA e da União Europeia (UE) não conseguiram cumprir com seu dever por não terem “sentado à mesa” com o líder russo, Vladimir Putin, antes do início da guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.
“Os Estados Unidos têm muita influência política. E Joe Biden poderia ter evitado [a guerra], não incitado”, disse o petista.
“Ele poderia ter participado mais. Biden poderia ter tomado um avião para Moscou para conversar com Putin. Esse é o tipo de atitude que você espera de um líder”, completou Lula.
Ele ainda defendeu que os EUA e a UE deveriam ter assegurado a Putin que a Ucrânia não entraria na Otan, fazendo uma comparação com a crise dos mísseis cubanos de 1962, quando os americanos e os soviéticos concordaram em retirar os mísseis dos “quintais” um do outro.
Lula enfatizou que as sanções à Rússia impactaram injustamente as economias de outras regiões.
“A guerra não é solução”, disse. “E agora vamos ter que pagar a conta por causa da guerra na Ucrânia. Argentina, Bolívia também terão que pagar. Você não está punindo só Putin. Você está punindo muitos países diferentes, você está punindo a humanidade.”